quarta-feira, 7 de julho de 2010

Obstáculos

Estive na Nona Mostra Coletiva da AAPLAC, Associação de Artistas Plásticos de Cascavel, no MAC, Museu de Arte de Cascavel. Dentre os vários belos trabalhos, um envolve o espectador diretamente com a questão da acessibilidade, é a instalação “Obstáculos” da artista plástica Ana Paula Silva. A instalação se distribui nas passagens entre algumas áreas dos espaços da exposição, encontramos no piso, enfileirados, vários obstáculos, são pequenos tarugos de madeira colocados no piso, a decisão de como ultrapassá-los é uma opção do expectador, retirar, derrubar ou passar por cima, o que fazer? Destruir a instalação? Quem está representado nos obstáculos? Quais os meus obstáculos? Quais os obstáculos da artista? E os dos outros artistas? E das pessoas que não estavam lá? Inquietante, questionadora, irreverente, provocação, se fez ARTE.
Não encontrei recursos de acessibilidade para pessoas cegas, como textos em Braille, por exemplo, ou audiodescrição. Creio que esse processo seja iniciado na cidade, novas ações e pensamentos sobre a arte e o direito de todas as pessoas ao seu acesso por completo. Tudo é novo e tudo é tão velho, mas é preciso divulgar a necessidade ao acesso, também já é lei. Os obstáculos ainda existem e são muitos, que sejam diluídos através da sensibilidade do artista, os obstáculos estão aí em todos os lugares, e em todas as áreas nas nossas vidas e nós podemos afastá-los, destruí-los ou apenas passar por cima.
Parabéns aos artistas da AAPLAC, pois experimentar a arte num espaço público é uma das várias formas de acessibilidade. A Nona Mostra Coletiva da AAPLAC iniciou em 16 de junho e termina hoje, dia 07 de julho. Conferir em http://www.aaplac.com
.

Nenhum comentário: