quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Divulgando SESC Cascavel

Participe no SESC Cascavel de um bate-papo com...
“Renomados autores brasileiros, debatendo idéias de interesse social, pelo viés das novas tecnologias.
A temática a ser discutida no projeto Autores & Ideias será o Ciberespaço – literatura, leitura e letramento na sociedade digital.

Narrativas breves

Mesa-Redonda
Com Fabrício Carpinejar e Marcelino Freire
Mediação - Vera Ferreira Leite.
17 de Agosto
19h30
Sesc Cascavel - Salão Social.

Participação Gratuita.


MARCELINO FREIRE

Nasceu em 1967 em Sertânia, PE. Vive em São Paulo desde 1991. É um dos principais nomes (e divulgadores) da nova geração de escritores brasileiros. É autor, entre outros, de “Contos Negreiros” (Editora Record), vencedor do Prêmio Jabuti 2006, e de “RASIF – Mar que Arrebenta” (Record). Em 2004, idealizou e organizou a antologia “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século” (Ateliê Editorial). Vários de seus contos foram adaptados para teatro e cinema. É o criador e curador do evento BALADA LITERÁRIA, que reúne anualmente, desde 2006, quase uma centena de escritores, nacionais e internacionais, pelo bairro paulistano da Vila Madalena. Mais informações sobre autor e obra, acesse: www.eraodito.blogspot.com



FABRÍCIO CARPINEJAR

Nasceu em 1972, na cidade de Caxias do Sul (RS), Fabrício Carpi Nejar, Carpinejar, é poeta, cronista, jornalista e professor, autor de dezesseis livros, oito de poesia. Ao mesmo tempo em que seus poemas são recitados pela cantora Ana Carolina nas turnês "Dois Quartos" e "Nove", aparecem como questão de grande parte dos vestibulares do Rio Grande do Sul, como a UFRGS, a Unisc e a UCS.

Sua coletânea "Canalha!" (Bertrand Brasil) venceu o 51º Prêmio Jabuti/2009, um dos mais importantes do país, da Câmara Brasileira do Livro, na categoria Contos e Crônicas. Publicou o primeiro livro no Brasil com frases do twitter, www.twitter.com/carpinejar/ (Bertrand Brasil, 2009), reunião de mais de 400 máximas e aforismos.

Em junho, lançou "Mulher Perdigueira" (Bertrand Brasil, 2010), uma defesa apaixonada da mulher ciumenta, sucesso instantâneo de crítica e de público.

Neste ano, foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet. Seu blog já recebeu mais de 1 milhão e meio de visitantes e o twitter já conta com 35 mil seguidores.

Além disso, "Um terno de pássaros ao sul" (2000, 3ª edição, Bertrand Brasil) é objeto de referência nos The Book of the Year 2001 da Enciclopédia Britânica, o Programa Nacional Biblioteca Escola (PNBE) adotou o juvenil "Diário de um apaixonado: sintomas de um bem incurável" (Mercuryo Jovem, 2008), e o infantil "Filhote de Cruz-credo" (Girafinha, 2ª edição, 2006) inspirou peça de teatro, adaptada por Bob Bahlis.

Recebeu vários outros prêmios como o Erico Verissimo 2006, pelo conjunto da obra, pela Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre; Olavo Bilac 2003, da Academia Brasileira de Letras; Cecília Meireles 2002, da União Brasileira de Escritores (UBE); duas vezes o Açorianos de Literatura, edições 2001 e 2002.

Participou de coletâneas no México, Colômbia, Índia, Estados Unidos, Itália, Austrália e Espanha. Em Portugal, a Quasi editou sua antologia Caixa de sapatos (2005).

Atua como professor da Unisinos, no curso de Formação de Produtores e Músicos de Rock. Mantém oficinas de crônica e de poesia no Studio Clio (POA) e no espaço Cultural B_arco (SP). Desde outubro de 2005, escreve o Consultório Poético, que antes estava no site da revista Superinteressante e agora encontra-se no condomínio da Globo (Bloglog). É colunista da revista mensal Crescer e colaborador de jornais como Zero Hora e O Estado de São Paulo e de revistas como Caras, Contigo e Cultura.

Fabrício Carpinejar já foi patrono das feiras dos livros de São Leopoldo (2001), Barra de Ribeiro (2002), Esteio (2006), Taquara (2006), Cachoerinha (2007), São Sebastião do Caí (2007), Lajeado (2007), Niterói/Canoas (2007), Santa Clara do Sul (2008), São Sepé (2008), Garibaldi (2008), Viamão (2009), Torres (2009), Gramado (2010) e Mato Leitão (2010). Indicado a patrono nas edições de 2004, 2005, 2006 e 2007 da Feira do Livro de Porto Alegre (RS).”

Não perca é gratuito!
Mais informações no SESC Cascavel com Lysiane Baldo.

DVD Acessível

DVD Acessível, eu divulgo, tu divulgas, nós divulgamos!

Projeto DVD Acessível entrega filmes totalmente acessíveis às pessoas com deficiência sensorial

Por Klístenes Braga

Na última sexta-feira (23), o Projeto DVD Acessível, de autoria da Professora Doutora da Universidade Estadual do Ceará, Vera Lúcia Santiago, entregou à sociedade brasileira DVDs de filmes nacionais com os seguintes recursos de acessibilidade: título do filme em Braille, Audiodescrição, Menus com Audionavegação, Janela na Língua Brasileira de Sinais e Legendas para Surdos e Ensurdecidos.

Segundo Vera, tudo começou no ano 2000, quando foi indagada pelos surdos durante a realização da sua primeira pesquisa no Instituto dos Surdos do Ceará: - Quando é que eu vou poder ir pro cinema?” A partir daí, Vera passou a refletir sobre a necessidade de a pesquisa transcender os muros da universidade e mostrar sua viabilidade para a sociedade e, principalmente, para os produtores culturais do país. “É possível você tornar um filme acessível a baixo custo”, ressaltou a professora.

Leia a matéria completa na fonte: http://leaduece.blogspot.com

Participar! (Texto)

O SESC Cascavel é um dos exemplos de promoção da arte de Cascavel e em Cascavel, o “Palco Giratório” um dos projetos nacionais da instituição, é um dos eventos em que o público comparece em massa, esse é apenas um exemplo de que as pessoas aqui gostam de ir ao teatro, mas existem outras programações no SESC, tão importantes quanto, e que por aqui eu também ajudo na divulgação, onde o público pode prestigiar e participar de forma gratuita.

Muito se fala que há necessidade de se ter um público apreciador (consumidor) de arte, e o SESC por aqui também exerce esse papel, formando pessoas através das oficinas de música, teatro e cinema, por exemplo. Temos os artistas locais desenvolvendo seus trabalhos e precisam ser prestigiados e estimulados pelo público.

Temos também deficiência, infelizmente, no setor de educação que aos poucos mostra suas mudanças através da formação de professores para o ensino da arte aqui na cidade, novamente, este “fenômeno” não só ocorre em Cascavel, afinal ser professor já não é fácil pelos motivos que todos nós conhecemos, e nessa área que atuei e que me deu muito prazer, é bem mais difícil, o número reduzido de aulas inseridas no currículo escolar também é desestimulante.

A arte-educação traz consigo muitos preconceitos, alguns gerados na própria sala de aula, como sendo a “aula lúdica” ou o “momento de descanso das outras disciplinas”, isso se deve também a atuação de professores de outras áreas, escalados para preencher as lacunas geradas pela falta de professores de arte-educação. Mas está mudando.

Cascavel é uma cidade jovem e como seus jovens, precisa de mais investimentos e de um olhar responsável, não só dos poderes públicos e privados, mas do público que por meio de sua presença, participação e incentivo, também promove a produção de arte e se une nesse processo com os artistas, formando uma nova consciência, se informando e melhorando.


Veja e ouça este vídeo da professora Ana Mae Barbosa, pioneira no Brasil em arte-educação, em: http://www.youtube.com/watch?v=8NkVRui4k58

Veja e ouça esta entrevista disponível no portal do SESC SP, com o professor, curador e crítico de arte Agnaldo Farias, em: http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/subindex.cfm?Paramend=1&IDCategoria=6687

Veja também as exposições de arte na cidade, participe dos eventos locais, prestigie e faça parte dessa construção, viver melhor e com prazer, porque é isso que a arte faz, “ninguém vive sem arte”!

Contatos com o SESC Cascavel: (45) 3225-3828
E-mail: lysianebaldo@sescpr.com.br

Lysiane Baldo, Técnica de Atividades - Cultura