quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vídeo de 2008 sobre a "Audiodescrição da peça Figurinha Carimbada -- Teatro Alfa"

Assista também pelo link acessível.

Assisti a este vídeo no “espaço virtual” criado pela audiodescritora Lívia Motta, o Ver com Palavras, um canal rico de informação sobre audiodescrição, veja também cursos ministrados por ela e como entrar em contato. Foi divulgado no Blog da Audiodescrição, leia mais.

No vídeo,Márcio Araújo o autor, diretor e ator da peça, explica sua preparação, a pesquisa para criação de um espetáculo em que os espectadores cegos e deficientes visuais são respeitados como público de teatro. Uma criação além do espetáculo teatral.


No vídeo vários adolescentes dão seus depoimentos sobre a peça, um deles o Eli Martins de 15 anos, conta tudo que viu e apreendeu, a frase “Muito Louco!” é dele, quando experimenta uma peruca laranja volumosa e assanhada.

Lívia Motta identificada no vídeo como consultora em audiodescrição, fala sobre a audiodescrição, sobre a diferença da narração na audiodescrição de acordo com o gênero da peça, comédia, drama e o por quê da audiodescrição ao vivo para o teatro.


Durante a exibição do vídeo são vistas as imagens da peça, do público reagindo ao espetáculo, da cabine com duas audiodescritoras,  além da janela no canto inferior esquerdo do vídeo com o intérprete de LIBRAS.

Vamos assistir?

Vídeo da peça Figurinha Carimbada – Teatro Alfa. Com audiodescrição. Matéria TV Sentidos. Maio 2008