quarta-feira, 28 de julho de 2010
Poema Banguelinha
Banguelinha
Um tico de gente
pequena infante
sorriu para mim
sem dente
banguela
sorriu para mim
do nada vi tudo
a vida é assim!
terça-feira, 27 de julho de 2010
Divulgando SESC Cascavel
Programação:
CINEMA NACIONAL CONTEMPORÂNEO
29 de Julho às 19:30
*O CÉU DE SUELY (2006)
Elenco: Hermila Guedes, Maria Menezes, Zezita Matos, João Miguel, Georgina Castro, Mateus Alves e Gerkson Carlos
Direção: Karim Ainouz
roteiro:Maurício Zacharias, Felipe Bragança e Karim Aïnouz, baseado em argumento de Maurício Zacharias e Karim Aïnouz
88min
Sinopse: Céu de Suely conta a história de Hermila, uma jovem que volta de São Paulo com seu filho recém-nascido para a casa de sua família, no interior do Ceará. Ela espera a chegada do marido que deve reencontrá-la. Mas ele nunca chega. Sozinha, Hermila tenta reeinventar a sua vida, mas continua com o sonho de ir embora para o lugar mais longe possível.
Curiosidades:
» Ganhou os prêmio de Melhor Filme de Ficção, Melhor Atriz (Hermila Guedes) e Melhor Direção (Karim Aïnouz) no Festival do Rio 2006.
30 de Julho às 19:30
*MUTUM (2007)
atores: Thiago da Silva Mariz, Wallison Felipe Leal Barroso, João Miguel, Izadora Fernandes, Rômulo Braga
Direção: Sandra Kogut
Roteiro:Ana Luíza Martins Costa e Sandra Kogut, baseado em livro de João Guimarães Rosa
95 min.
Mutum é um local isoldado do sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago (Thiago da Silva Mariz) e sua família. Thiago tem apenas 10 anos e, juntamente com seu irmão e único amigo Felipe (Wallison Felipe Leal Barroso), é obrigado a enxergar o nebuloso mundo do adultos.
curiosidades
- Mutum é baseado na história de Miguilim, da novela "Campo Geral", de João Guimarães Rosa;
- Estreia da diretora Sandra Kogut em filmes de ficção;
- Sandra Kogut conheceu em torno de mil crianças para a seleção dos intérpretes de Mutum. Entre elas foram selecionadas 25 e, posteriormente, 7;
- O nome dos personagens-mirins foram trocados em relação ao livro de João Guimarães Rosa. Eles foram chamados pelos nomes dos próprios atores - todos não profissionais, escolhidos na região das filmagens;
- A maioria dos que atuam no filme não são atores profissionais. A maioria das crianças e dos vaqueiros nunca foi ao cinema;
- As filmagens ocorreram nas chapadas de Minas Gerais;
- Foi o filme de encerramento da mostra Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes 2007;
- Exibido na mostra Première Brasil, no Festival do Rio 2007.
31 de Julho às 19:30
*ESTÔMAGO (2007)
Com: João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani, Zeca Cenovicz, Paulo Miklos, Jean Pierre Noher, Marco Zenni, Marcel Szymanski, Alexander Sil
Direção: Marcos Jorge
Roteiro: Lusa Silvestre, Marcos Jorge, Cláudia da Natividade e Fabrizio Donvito.
112min
Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato descobriu um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão que Nonato vive sua intrigante história. Ele aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte. E eles sabem, mais do que ninguém, qual é a melhor. Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária.
Curiosidades
- Titulo em Inglês: Estômago - A Gastronomic Story e em Italiano: Estômago – Una storia gastronomica.
- Teve filmagens no presídio do Ahú, em Curitiba
- Marcos Jorge nasceu em Curitiba em 1964. Formou em jornalismo na Universidade Federal do Paraná e estudou direção e roteiro em Roma, no Centro Sperimentale di Cinematografia. Nos anos 90, primeiro em Roma e depois em Milão, realizou diversos vídeos de pesquisa e documentários, participando de resenhas na Europa e no Brasil e vencendo importantes prêmios. Em 2002 apresentou seu primeiro curta-metragem de ficção, O Encontro, que se distingue como um dos curtas mais premiados de todos os tempos no Brasil. Seu segundo curta-metragem, Infinitamente Maio, de 2003, recebeu também 17 premi em festivais nacionais. Em 2004, graças a prêmio de produção e roteiro realizou o documentário de longa-metragem O Ateliê de Luzia, sobre a arte rupestre no Brasil, do qual foi extraído a seguir o livro fotográfico Brasil Rupestre, lançado no início de 2007. Nos últimos 10 anos dirigiu também dezenas de filmes publicitários para marcas brasileiras, italianas e internacionais. Estômago é o seu primeiro longa-metragem. Recentemente acabou de rodar seu segundo longa-metragem Corpos Celestes, que encontra-se em fase de montagem.
- Este é o segundo longa que Jorge dirige em menos de um ano (no início de 2006, filmou seu primeiro, e ainda inédito longa, Corpos Celestes).
- Em uma iniciativa inédita, a produção do filme marca finalmente a utilização de um acordo de co-produção Brasil-Itália que existe desde 1974, mas que nunca havia sido utilizado. A produtora executiva Cláudia da Natividade, que levou um ano para elaborar e formalizar o contrato entre a brasileira Zencrane Filmes e a italiana Indiana Filmes.
- O projeto de Baixo Orçamento (foi vencedor do edital de B.Os. do Ministério da Cultura) para um filme de porte médio.
- História é inspirada no conto Presos pelo Estômago, do livro Pólvora, Gorgonzola e Alecrim, de Lusa Silvestre.
- A trilha ficou a cargo da CAM, uma das maiores produtoras musicais da Itália.
- Como grande parte da história se passa dentro de uma cela de cadeia, foi contratado Luis Mendes Jr. como consultor de vida e comportamento no presídio, que entrou na prisão aos 19 anos, semi-analfabeto, e saiu 30 anos depois, como escritor e cronista afirmado.
- As filmagens de ESTÔMAGO aconteceram durante 5 semanas, nas cidades de Curitiba e São Paulo. Toda a finalização do filme aconteceu na Itália, em Milão e Roma.
- Os técnicos do filme são brasileiros e italianos. O diretor de fotografia é Toca Seabra, que tem no currículo importantes e premiados filmes brasileiros (O Invasor, 2002 – Do Outro Lado da Rua, 2004 – Cidade Baixa, 2005).
- A música do filme é de Giovanni Venosta, compositor de trilhas sonoras premiadas de filmes italianos (Pane e Tulipani, 1999 - Brucio nel Vento, 2001 - Agata e la Tempesta, 2003).
- O roteiro também participou do prestigioso seminário de co-produção internacional "Produire au Sud", financiado com contribuição do governo francês.
Texto copiado do site: http://cineclubesilenzio.blogspot.com
A oficina é no dia 31 de Julho das 9h às 12h e das 14h às 17h
Exercício Prático de roteiro, estética e direção (Aplicações práticas do conteúdo das oficinas anteriores)
Data: 31/07
Horário: Das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.
Local: Sesc Cascavel.
*Oficina Gratuita.
*Vagas limitadas – reservar vaga pelo fone 45 3225-3828 ou e-mail lysianebaldo@sescpr.com.br
Lysiane Baldo
Técnica de Atividades - Cultura
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Ponto de Cultura
O Ponto de Cultura é a ação prioritária e o ponto de articulações das demais atividades do Programa Cultura Viva.
“Os Pontos de Cultura são espaços permanentes de experimentação, encanto, transformação e magia.”
Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República.
“O Ponto de Cultura é “uma espécie de ‘do-in’ antropológico, massageando pontos vitais, mas momentaneamente desprezados ou adormecidos, do corpo cultural do País”
Gilberto Gil, Ex-ministro da Cultura
O que é?
São entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministro da Cultura que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades. Somam, em abril de 2010, quase quatro mil, em 1122 cidades brasileiras, atuando em redes sociais, estéticas e políticas.
O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.
Pode ser instalado em uma casa, ou em um grande centro cultural. A partir desse Ponto, desencadeia-se um processo orgânico agregando novos agentes e parceiros e identificando novos pontos de apoio: a escola mais próxima, o salão da igreja, a sede da sociedade amigos do bairro, ou mesmo a garagem de algum voluntário.
Quando firmado o convênio com o MinC, o Ponto de Cultura recebe a quantia de R$ 185 mil, em cinco parcelas semestrais, para investir conforme projeto apresentado. Parte do incentivo recebido na primeira parcela, no valor mínimo de R$ 20 mil, para aquisição de equipamento multimídia em software livre (os programas serão oferecidos pela coordenação), composto por microcomputador, mini-estúdio para gravar CD, câmera digital, ilha de edição e o que mais for importante para o Ponto de Cultura.
Fonte: http://www.cultura.gov.br/culturaviva/ponto-de-cultura/
Página dos editais: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/editais-ministerio-da-cultura/
Ponto de Cultura AAPLAC, em Cascavel, PR http://pontoaaplac.blogspot.com/
Ponto de Cultura Colenda, em Cascavel, PR http://www.cascavel.pr.gov.br/noticia.php?id=17114
Poema Sentidos
Sentidos
Ele vê
e percebe a alma.
Ele toca
e liberta as asas.
Não anda, voa
e ouve,
gesticulando palavras com força benta.
terça-feira, 20 de julho de 2010
Divulgando Curso de Fotografia
Objetivo - Ensinar técnicas, dar dicas e apresentar truques sobre a utilização do equipamento fotográfico para que fotógrafos amadores possam tirar melhor proveito de seus equipamentos além de obter mais informações sobre o mundo da fotografia. O curso é voltado para iniciantes ou aqueles que buscam aperfeiçoar o seu olhar fotográfico e está aberto a todas as idades. O único requisito é que o aluno tenha uma máquina fotográfica. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (45)3321-3961 ou 8807-8838
Fonte: http://www.fag.edu.br
Dia do Amigo
No link: http://www.viniciusdemoraes.com.br/antologia/visualiza.php?id_antologia=23430&pagina=capa&iframe=634&resolucao=0
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Divulgando: "Toma posse primeiro professor de Libras da Unioeste"
Notícia completa na página da Unioeste, em: http://www.unioeste.br/
Fonte: http://www.unioeste.br/servicos/centralnoticias/lista_not.asp?codvalue=4078
domingo, 18 de julho de 2010
Fotografia de Autor

Fotografia intitulada - Gole de Arte
Descrição da imagem:
Imagem retangular, altura maior que a largura. Fotografia colorida. Vê-se em primeiro plano no centro do retângulo um copo transparente e vazio, formato cônico com base circular, está um pouco inclinado para a direita, na cor azul, segurado por uma mão, mão esquerda de uma pessoa na cor branca e azul. Vê-se um pouco do antebraço esquerdo levantado. Atrás do copo vê-se um rosto desfocado, olha para frente, a cabeça está voltada um pouco para a esquerda. Mostra a face direita sem definição apenas uma mancha branca. Na face esquerda vê-se o olho e parte do nariz com pouca definição. Não se vê a boca. O cabelo é azul e liso, alonga-se até o ombro. A cor da roupa é azul, sem definição de forma, vê-se apenas uma parte que corresponde ao busto, parte do centro e lado direito. Atrás da pessoa vê-se um pouco do fundo azul.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Divulgando
Encenando “Pedro Malasarte”, as crianças de Ibema fizeram arte, no II Seminário da Cultura e das Artes Regionais em Corbélia, PR, no dia 13 de julho.
Descrição da imagem:
Duas imagens montadas uma ao lado da outra. Da esquerda para a direita, vê-se um menino com máscara, boné azul, camisa de mangas longas nas cores verde e azul, segurando uma porta pequena. Atrás do menino, outro menino com máscara, fantasiado de uma ave, o urubu. Os dois estão caminhando entre a platéia. Na imagem seguinte, vê-se um palco, com fundo preto e em cima cinco crianças enfileiradas de frente para a platéia encenando a peça, todos estão com máscaras, da esquerda para à direita, vê-se um menino com boné, mais quatro personagens da peça representados por meninas, todos estão com objetos nas mãos, menos o menino que está com as mãos para trás e os ombros encolhidos. O primeiro objeto é uma bacia branca, o segundo um lampião de alumínio, o terceiro um penico vermelho.
Pedro Malasarte, personagem do folclore brasileiro em suas estrepolias, peça encenada pelas crianças de Ibema, PR.
Ainda, um artigo sobre as diferenças entre as óperas “Malazarte” e “Pedro Malazarte”, no artigo escrito por José Fortunato Fernandes, o link é: http://www.anppom.com.br/opus/opus11/H_fortunato.pdf
Mais superficialmente também veja o link da Wikipédia, sobre a ópera “Pedro Malazarte”, em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Malazarte
Audiodescrição
Visite o novo blog em http://www.vergaranunes.com/audiodescricao
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Sinalização Tátil Vertical
Divulgando
Ao longo dessa semana mostrarei as imagens do evento.
Mostro hoje um dos trabalhos expostos, a tela pintada pela artista plástica Drika, da cidade de Corbélia, PR.

Pintura da artista plástica Drika - Corbélia, PR.
Descrição da imagem:
Imagem retangular, largura menor que altura.Vê-se o busto de uma mulher nua, está de frente e seus cabelos são pretos com fios longos, misturam-se ao fundo preto da tela, por trás da cabeça e dos ombros da mulher. Sua pele é branca e fios de cabelos em forma de raizes e/ou galhos, se estendem sobre o peito e os dois seios desnudos, até próximos aos mamilos. Os dois seios e mamilos são grandes e arredondados. Seus olhos grandes são azuis, mostram-se maquiados, abaixo das sobrancelhas, também na cor azul, os cílios são grandes e pretos, as sobrancelhas são pretas , grossas e afinadas nas extremidades próximas às frontes. A sobrancelha da direita está um pouco levantada na extremidade próxima à fronte, de forma retilínea, dando ao olho direito o mesmo movimento, e a sobrancelha à esquerda um pouco arqueada. O rosto é angular com base do queixo em linha reta. Nariz com ponta arredondada e são vistas as narinas. A boca é grande com lábios grossos, pintados na cor vermelha. A mão esquerda da mulher está levantada próxima ao peito, abaixo dos seios, está estirada horizontalmente com a palma voltada para cima, com unhas curtas, pintadas na cor vermelha. Vê-se apoiado no centro da palma, um homem em miniatura, desnudo, de cor morena (marrom). Ele está de cócoras com o corpo voltado para a direita, vê-se o seu lado esquerdo um pouco em perfil, o braço esquerdo estirado o apoia na palma da mão da mulher e o braço direito próximo da palma, estirado. As costas curvas, um pouco para a frente. A cabeça está um pouco voltada para sua esquerda, mostrando-se quase de frente, sem cabelos, nariz, olhos, sobrancelhas, boca e ou orelhas, apenas se vê o formato do rosto angular e cabeça, na mesma cor marrom do corpo (moreno). Abaixo da mão da mulher se vê um pouco da sua barriga e um pouco do braço direito estendido para baixo. A assinatura da artista está no lado direito da tela, na cor preta, a palavra “Drika” está inclinada.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Divulgando SESC Cascavel
Mostra de Cinema Oriental Contemporâneo
Data: De 15 a 17 de Julho.
Local: Sesc Cascavel.
Horário: às 19h30.
*Participação Gratuita.
15/07
Mãe (Madeo)
Dir.: Joon-ho Bong
Coréia do Sul, 2009, 128 min Drama/Suspense
O filme conta a história de um jovem deficiente mental, vivido pelo ator Won Bi, que é preso acusado de matar uma estudante da pequena cidade onde vive. O jovem é incapaz de negar ou confirmar o assassinato, apesar de comprovado que ele estava na cena do crime. Sua única esperança reside em sua mãe, interpretada por Kim Hye-ja, uma das atrizes mais respeitadas da televisão coreana, superprotetora e obstinada tentará de todas as maneiras provar a inocência do filho. Bong Joon-ho usa o terror por meio de um quotidiano repleto de personagens bizarros, momentos de humor e diálogos inusitados que contribuem em um suspense diferente dos outros.
16/07
3-Iron (Bin-jip)
Dir.: Kim Ki-Duk
Coréia do Sul, 2004, 88 min Drama
Um jovem vagabundo invade a casa de estranhos e mora nelas enquanto os donos estão fora. Para pagar a estadia ele realiza pequenos consertos ou faz limpeza na casa. Ele costuma ficar um ou dois dias em cada lugar, trocando de casa constantemente. Até que um dia encontra uma bela mulher em uma mansão, que assim como ele também está tentando escapar da vida que leva.
17/07
Departures (Okuribito)
Dir.: Yôjirô Takita
Japão, 2008, 130 min Drama
Daigo é um violoncelista cuja orquestra foi dissolvida. Desempregado, ele se vê obrigado a voltar a morar no interior na casa que sua mãe deixou de herança. Chegando lá, ele aceita um emprego inusitado preparando cadáveres para serem colocados no caixão.
Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo
Data: 29 a 31 de Julho.
Local: Sesc Cascavel.
Horário: às 19h30.
*Participação Gratuita.
29/07
O Céu de Suely
Dir.: Karim Aïnouz
Brasil, 2006, 88 min
Dois anos atrás, Hermila partiu para São Paulo. A experiência foi boa, mas a cidade era cara demais. Agora ela está de volta a Iguatu, no sertão cearense, com o filho e à espera do marido. A casa da avó, Zezita, e da tia, Maria, é acolhedora e confortável. Mas não demora muito e Hermila se dá conta de que precisa ir embora dali outra vez. Inspirada nas conversas com a amiga Georgina, ela adota o nome de Suely e resolve rifar o próprio corpo com o objetivo de levantar dinheiro e ir embora o mais rápido possível. Enfrentando perdas doloridas, ela vê a possibilidade de um novo começo.
30/07
Mutum
Dir.: Sandra Kogut
Brasil, 2007, 90 min
Mutum quer dizer mudo. Mutum é um pássaro preto que só canta à noite. E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e não é um menino como os outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado a este mundo que ele também terá que aprender a deixar.
31/07
Estômago
Dir.: Marcos Jorge
Brasil, 2007, 113 min
Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato (João Miguel) descobre um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão – o que ele fez para acabar ali? – que Nonato vive sua intrigante história. E também as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte – e eles sabem mais do que ninguém, qual é a parte melhor.
OFICINAS
Teoria, Análise e Crítica cinematográfica I
(Bases da teoria realista e contemporânea francesa - de Kracauer a Metz e Agel - Cinema de 1950 até hoje, apreciação cinematográfica (como ver um filme)
Data: 17/07
Horário: Das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
Local: Sesc Cascavel.
Exercício Prático de roteiro, estética e direção
(Aplicações práticas do conteúdo das oficinas anteriores)
Data: 31/07
Horário: Das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
Local: Sesc Cascavel.
*Oficinas Gratuitas.
*Vagas limitadas – reservar vaga pelo fone 45 3225-3828 ou e-mail lysianebaldo@sescpr.com.br
Lysiane Baldo
Técnica de Atividades - Cultura
SESC Cascavel - (45) 3225 3828
lysianebaldo@sescpr.com.br
domingo, 11 de julho de 2010
Exposição Poesia Fotografada

Descrição da imagem
Imagem retangular com largura maior que a altura. Vê-se um fundo preto e a direita um retângulo menor, é uma imagem colorida de uma rosto feminino, está de frente e um pouco inclinado para direita, é vista apenas a face direita de uma mulher branca, na frente da face são vistos vários feiches de luzes coloridas, amarelo, vermelho, azul e verde, são feiches curvos, em direções diferentes, alguns se interceptam. Acima da imagem colorida está escrito "POESIA FOTOGRAFADA ROSA SANTOS", a palavra "poesia" está na cor branca, abaixo e alinhada está a palavra "fotografada" na cor azul. As palavras "rosa"e "santos" na cor branca, estão logo abaixo interceptando as quatro últimas letras da palavra, "fotografada". Abaixo da imagem colorida está o número 2010 na cor branca, cuja fonte é maior que as demais palavras.
A segunda edição da exposição "Poesia Fotografada 2010", estará presente no Segundo Seminário da Cultura de Artes Regionais, em Corbélia, PR, do dia 13 até 16 de julho deste ano. O seminário inicia no dia 12 e termina dia 16 de julho deste ano. Para mais informações sobre o seminário veja o site, http://educulturacorb.hd1.com.br
Poesia Fotografada 2010
Rosa Santos. Uma experimentadora da arte.
Cascavel -PR .
Esta exposição usa recursos de acessibilidade (textos em braille e sinalização tátil vertical).
Com o espetáculo intitulado “Ceguinho é a Mãe”, o humorista Geraldo Magela e seu humor peculiar, ficou conhecido no Brasil. Inspiro-me nesta frase, para falar da necessidade de mudanças onde ainda se faz necessário, falo da acessibilidade na comunicação e na arte, e falo sem muita propriedade, mas porque também estou experimentando. Ora, acessível é muita coisa, e é. Achamos tão bom ter acesso ao que queremos, não é? Pois saibam, melhor ainda é tornar a sua arte e sua informação acessível para todas as pessoas.
Site do Geraldo Magela: http://www.ceguinho.com.br
Blog de Rosa Santos: http://asartesdarosa.blogspot.com
Alguns sites sobre acessibilidade e com acessibilidade digital: http://blogdaaudiodescricao.blogspot.com
http://www.bengalalegal.com
http://www.mundocegal.com.br
http://www.rbtv.associadosdainclusao.com.br
Ao André Boniatti pelo convite e oportunidade.
Ao CAP Municipal de Cascavel, Coordenadora Sra. Luzia Alves da Silva e Cintia Passos Alves, pela generosidade na transcrição dos textos para o sistema Braille. À você que será mais um divulgador da arte com acessibilidade, um direito de todos!
Fotografia de Autor "Medo de quê?

Fotografia intitulada: Medo de quê?
Descrição da imagem:
Imagem retangular com largura maior que a altura. Fotografia em preto e branco. Vê-se no lado direito da imagem o detalhe de um rosto em pefil. Vê-se a face esquerda, o nariz, a bochecha, olho esquerdo sem a íris, apenas o globo ocular na cor branca e a sobrancelha. O cabelo é liso na cor preta, é vista uma franja com alguns fios sobre a área dos olhos e sobrancelha esquerda. Vê-se apenas um pouco da pálpebra e cílios do olho direito. A pessoa observa uma luz na cor branca que penetra entre persianas horizontais, proximas ao rosto. São vistas cinco lâminas horizontais da persiana por onde passa a luz. A luz ilumina todo o rosto, e não aparece a definição da forma do nariz, apenas a narina esquerda na cor preta, e parte da frente da bochecha que também está branca.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Obstáculos
Não encontrei recursos de acessibilidade para pessoas cegas, como textos em Braille, por exemplo, ou audiodescrição. Creio que esse processo seja iniciado na cidade, novas ações e pensamentos sobre a arte e o direito de todas as pessoas ao seu acesso por completo. Tudo é novo e tudo é tão velho, mas é preciso divulgar a necessidade ao acesso, também já é lei. Os obstáculos ainda existem e são muitos, que sejam diluídos através da sensibilidade do artista, os obstáculos estão aí em todos os lugares, e em todas as áreas nas nossas vidas e nós podemos afastá-los, destruí-los ou apenas passar por cima.
Parabéns aos artistas da AAPLAC, pois experimentar a arte num espaço público é uma das várias formas de acessibilidade. A Nona Mostra Coletiva da AAPLAC iniciou em 16 de junho e termina hoje, dia 07 de julho. Conferir em http://www.aaplac.com.
Divulgando
Unioeste no 2º Seminário da Cultura e das Artes em Corbélia
Data: 06/07/2010 11:26:46
Origem: Assessoria de Imprensa
Notícia:
Com o objetivo de fomentar a produção artística e cultural nas cidades associadas a Amop (Associação do Municípios do Oeste do Paraná) a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Corbélia estará promovendo dos dias 12 a 16 deste mês o 2º Seminário da Cultura e das Artes Regionais.
O evento pretende divulgar e fomentar as artes da região Oeste, sua produção cultural e sua aplicação pedagógica no ensino fundamental e médio. Além disso, o evento pretende viabilizar métodos práticos e teóricos de organização e construção das artes para artistas amadores e profissionais da cultura e educação em seus diversos níveis: desde o estagiário até os profissionais já consolidados em sua atuação.
Segundo a coordenadora geral do evento, professora Valdeci Batista de Melo Oliveira, para os gestores culturais o evento pretende levar informações e indicações para a realização de eventos práticos com intenção direta, falando-lhes das possibilidades de se fazer Cultura no Oeste do Paraná. Para a Educação, a intenção é demonstrar como a prática de um ensino lúdico e ativo pode trazer melhorias ao ensino tradicional, além de enfatizar a importância de o aluno ter no aprendizado o entendimento da aplicação prática das várias teorias no seu dia-a-dia.
Programação
Segunda-feira, 12/07/2010
MANHÃ
Câmara de Vereadores
9 horas – Solenidade de Abertura (espera confirmação da presença da Secretária de Estado da Cultura: Vera Mussi)
Execução do Hino Nacional com Ricardo Denchuski
10 horas – Intervalo de Confraternização
10h30 – Gestores Culturais / AMOP
11h30 às 12 horas – Questionamentos
TARDE
Câmara de Vereadores
13h30 – Capacitação em Cultura
Com o Professor Mestre em antropologia
Antônio P. Pontes Filho
15 horas – Intervalo de Confraternização
15h20 às 17h30: Reunião da ACEO
com a presença de seus dirigentes
NOITE
Jantar de Lançamento do II Seminário da Cultura e das Artes Regionais
Local: CTG Recordando os Pagos
Hora: 19h30
Apresentações Culturais da Noite:
1. Apresentações da Orquestra de Sopro de Marechal Cândido Rondon
2. Apresentação Musical: Aquarela do Brasil
Mariléia Moraes
3. Números de Dança Contemporânea
Escola de Dança Fluir
4. Apresentações de New Age
Priscilla Cordeiro e Grupo
5. Apresentações do CTG Recordando os Pagos
Terça-feira, 13/07/2010
MANHÃ
Centro Cultural
8h30 horas – Solenidade de Abertura para os cursos e palestras em
Educação e Cultura
9h30 – Intervalo
9h50 – Educação e Cultura: A Relação do Eu com o Mundo
(Secretaria de Educação e Cultura/Corbélia)
10h10 – Musical com Crianças de Ibema/PR
Dirigido por Valter Mazo, Emerson Pollice e Adriano Brandão
11 horas 11h50 – Apresentação Teatral com Alexandre Helfer (Toledo)
TARDE
Câmara de Vereadores
13h30 às 17 horas
Minicurso 1: Educação Inclusiva: A Educação de Pessoas com Deficiência
Prof. Dra. Elisabeth Rosseto
Centro Cultural
13h30 às 17 horas
Minicurso 2: Diversidade Etno-cultural
Prof. Dra. Sônia Maria dos Santos Marques
NOITE
Centro Cultural
19h30
Projeto Sociedade de Consumo, Mídia e Educação
Com Grupo de Filosofia da Unioeste/Toledo
Quarta-feira, 14/07/2010
MANHÃ
Escola Municipal Castro Alves
8h30 às 11h30
8h30 abertura das Oficinas de Capacitação com o Artista Plástico Cascavelense
Dirceu Rosa
9h30 às 11h30
Oficinas Temáticas
Capacitação para o Ensino e Realização Efetiva das Artes
As Oficinas se encontram especificadas no link Oficinas da página do evento: http://educulturacorb.hd1.com.br/seminario2010_links.htm.
TARDE
Centro Cultural
13h30 às 17h20: África Contemporânea
Palestra com Prof. Dr. Adebayo Abidemi Majaro (Nigeriano)
NOITE
Centro Cultural
20 horas
Improviso Mpb e Poesia:
Com Trupe MPB&Poesia e Coral Municipal de Cascavel
Quinta-feira, 15/07/2010
MANHÃ
Escola Municipal Castro Alves
8h30 às 11h30
Oficinas Temáticas
Capacitação para o Ensino e Realização Efetiva das Artes
TARDE
Câmara de Vereadores
13h30 às 17 horas
Minicurso 1: Gêneros do Discurso e Ensino de Línguas
Prof. Dra. Carmen Teresinha Baumgärtner
Centro Cultural
13h30 às 17 horas
Minicurso 2: História da Escola Pública: Contradições e Perspectivas Educacionais
Prof. Dra. Aparecida Favoreto
NOITE
Centro Cultural
20 horas
Diversid’ARTE: Arte e Cultura Regional
• Coral Municipal de Marechal Cândido Rondon
• Coral da Coopagril
• Números de Dança Contemporânea com a Escola de Dança Fluir
• Esquetes Teatrais / Município de Três Barras
• Apresentação de Karatê Dô Tradicional
Sexta-feira, 16/07/2010
MANHÃ
Escola Municipal Castro Alves
8h30 Às 11h30
Oficinas Temáticas
Capacitação para o Ensino e Realização Efetiva das Artes
10h30
Preparação para Exposição e Apresentação das Oficinas
TARDE
Centro Cultural
13h30 às 16h20
Apresentação das Oficinas
16h20 às 17 horas
Plenária de Avaliação e Encerramento
17 horas
Confraternização
NOITE
Centro Cultural
20 horas
Festa de Encerramento da Semana com o
I Encontro de Talentos Regionais da Música em Corbélia
com a presença de músicos regionais
Fonte: http://www.unioeste.br/servicos/centralnoticias/lista_not.asp?codvalue=4065
terça-feira, 6 de julho de 2010
Poema "Faço"
Paro se quiser,
corro se puder,
venço a mim mesmo,
tento uma mudança,
sinto a paciência,
aceito a diferença,
encontro o esquecido,
escrevo meu poema.
sábado, 3 de julho de 2010
Nota
Este blog corrige, adotando nas próximas postagens a grafia "audiodescrição", em vez de áudio-descrição ou audio-descrição. O Paulo Romeu esclareceu e orientou, através do seu comentário, na postagem "Descrição de Imagens". "Veja o que dizem os acordos ortográficos em:
http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=28015 ".
Paulo Romeu é o autor do blog http://blogdaaudiodescricao.blogspot.com
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Descrição de imagens
Link do Blog da Audiodescrição:
http://blogdaaudiodescricao.blogspot.com/2010/06/tecnicas-de-descricao-de-imagem-para.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+BlogDaAudiodescricao+%28Blog+da+Audiodescri%C3%A7%C3%A3o%29
Link do Portal da RBTV direcionando para o curso a distância. Necessário efetuar cadastro, é fácil e rápido: http://www.audiodescricaoad.associadosdainclusao.com.br/
Vídeo da Midiace, associação sem fins lucrativos que promove acessibilidade para várias mídias, com sede em Belo Horizonte, MG: http://www.midiace.com.br/index.php?conteudo=videos
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Poema "Som do Mar"
O som do mar,
quero achar,
o chuá,
o mar,
mar,
ar,
a,
ar,
mar,
o chuá,
quero achar,
o som do mar, o chuá.