sábado, 26 de junho de 2010

Fotografia de Autor



Projeção - Título da Fotografia


Descrição da Imagem

Fotografia colorida, em formato retangular com largura menor que a altura. Vê-se o rosto de uma mulher de pele branca, ela olha para frente. O rosto não está por inteiro retratado, mas preenche todo o retângulo da imagem, exceto no lado direito da imagem onde se vê a metade do olho e “bochecha” que foram cortados. A imagem do rosto se repete, projetando-se três vezes, iniciando a primeira face, a maior, já descrita acima e depois a intermediária onde aparece apenas a forma da “bochecha” no lado esquerdo e ao fundo uma terceira face completa, menor que as anteriores, com os olhos mais apagados, o nariz e a boca menores. Os dois narizes são vistos, estão alinhados horizontalmente, o menor um pouco mais a esquerda da imagem e o maior mais à direita, a boca menor à esquerda e a boca maior mais abaixo e à direita, os olhos grandes e nítidos mais acima dos olhos pequenos e menos nítidos. São vistos alguns fios de cabelo na cor marrom escuro, sobre os olhos maiores.

Fotografia de autor ou de expressão pessoal é o mesmo que uma fotografia criativa. Para complementar este conceito ilustro com o artigo a ser lido no site "Fotografia Contemporânea" em,
http://www.fotografiacontemporanea.com.br/v07/artigo.asp?artigoId=3334012E


Execução da fotografia

A forma de fotografar também é chamada de “fotografia cega” ou “fotografia às cegas”, onde o fotógrafo posiciona a câmera em algum lugar e sem observar o visor, aciona o disparador e a foto está pronta, surpreende ou não, faço várias tentativas. Uso a longa exposição, geralmente sete segundos, em câmera digital compacta, e executo movimentos com a mão que segura a câmera, em linha reta ou curva, em diferentes direções, com movimentos lentos ou bruscos, de um elemento para o outro ou focalizando o mesmo elemento. Também é usado o flash. Os movimentos são executados em intervalos de aproximadamente um segundo. Podemos conseguir vários resultados surpreendentes, são várias tentativas. O resultado dependerá do tempo que programar para a exposição, e dos movimentos e dos elementos fotografados que deve permanecer estáticos, se desejar que fiquem nítidos no resultado final. A fotografia descrita foi conseguida com movimentos retilíneos, centralizando o nariz em movimentos repetidos, aproximando e afastando, até o término do tempo. Como se trata de um auto-retrato usei apenas uma mão para execução do movimento. Experimente!