terça-feira, 27 de julho de 2010

Divulgando SESC Cascavel

O SESC Cascavel apresenta nos dias 29, 30 e 31 de julho a Sexta Mostra CineSESC 2010. A entrada é gratuita!

Programação:
CINEMA NACIONAL CONTEMPORÂNEO

29 de Julho às 19:30

*O CÉU DE SUELY (2006)
Elenco: Hermila Guedes, Maria Menezes, Zezita Matos, João Miguel, Georgina Castro, Mateus Alves e Gerkson Carlos
Direção: Karim Ainouz
roteiro:Maurício Zacharias, Felipe Bragança e Karim Aïnouz, baseado em argumento de Maurício Zacharias e Karim Aïnouz
88min

Sinopse: Céu de Suely conta a história de Hermila, uma jovem que volta de São Paulo com seu filho recém-nascido para a casa de sua família, no interior do Ceará. Ela espera a chegada do marido que deve reencontrá-la. Mas ele nunca chega. Sozinha, Hermila tenta reeinventar a sua vida, mas continua com o sonho de ir embora para o lugar mais longe possível.

Curiosidades:
» Ganhou os prêmio de Melhor Filme de Ficção, Melhor Atriz (Hermila Guedes) e Melhor Direção (Karim Aïnouz) no Festival do Rio 2006.


30 de Julho às 19:30

*MUTUM (2007)
atores: Thiago da Silva Mariz, Wallison Felipe Leal Barroso, João Miguel, Izadora Fernandes, Rômulo Braga
Direção: Sandra Kogut
Roteiro:Ana Luíza Martins Costa e Sandra Kogut, baseado em livro de João Guimarães Rosa
95 min.

Mutum é um local isoldado do sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago (Thiago da Silva Mariz) e sua família. Thiago tem apenas 10 anos e, juntamente com seu irmão e único amigo Felipe (Wallison Felipe Leal Barroso), é obrigado a enxergar o nebuloso mundo do adultos.

curiosidades
- Mutum é baseado na história de Miguilim, da novela "Campo Geral", de João Guimarães Rosa;
- Estreia da diretora Sandra Kogut em filmes de ficção;
- Sandra Kogut conheceu em torno de mil crianças para a seleção dos intérpretes de Mutum. Entre elas foram selecionadas 25 e, posteriormente, 7;
- O nome dos personagens-mirins foram trocados em relação ao livro de João Guimarães Rosa. Eles foram chamados pelos nomes dos próprios atores - todos não profissionais, escolhidos na região das filmagens;
- A maioria dos que atuam no filme não são atores profissionais. A maioria das crianças e dos vaqueiros nunca foi ao cinema;
- As filmagens ocorreram nas chapadas de Minas Gerais;
- Foi o filme de encerramento da mostra Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes 2007;
- Exibido na mostra Première Brasil, no Festival do Rio 2007.


31 de Julho às 19:30

*ESTÔMAGO (2007)
Com: João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani, Zeca Cenovicz, Paulo Miklos, Jean Pierre Noher, Marco Zenni, Marcel Szymanski, Alexander Sil
Direção: Marcos Jorge
Roteiro: Lusa Silvestre, Marcos Jorge, Cláudia da Natividade e Fabrizio Donvito.
112min

Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato descobriu um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão que Nonato vive sua intrigante história. Ele aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte. E eles sabem, mais do que ninguém, qual é a melhor. Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária.

Curiosidades
- Titulo em Inglês: Estômago - A Gastronomic Story e em Italiano: Estômago – Una storia gastronomica.
- Teve filmagens no presídio do Ahú, em Curitiba
- Marcos Jorge nasceu em Curitiba em 1964. Formou em jornalismo na Universidade Federal do Paraná e estudou direção e roteiro em Roma, no Centro Sperimentale di Cinematografia. Nos anos 90, primeiro em Roma e depois em Milão, realizou diversos vídeos de pesquisa e documentários, participando de resenhas na Europa e no Brasil e vencendo importantes prêmios. Em 2002 apresentou seu primeiro curta-metragem de ficção, O Encontro, que se distingue como um dos curtas mais premiados de todos os tempos no Brasil. Seu segundo curta-metragem, Infinitamente Maio, de 2003, recebeu também 17 premi em festivais nacionais. Em 2004, graças a prêmio de produção e roteiro realizou o documentário de longa-metragem O Ateliê de Luzia, sobre a arte rupestre no Brasil, do qual foi extraído a seguir o livro fotográfico Brasil Rupestre, lançado no início de 2007. Nos últimos 10 anos dirigiu também dezenas de filmes publicitários para marcas brasileiras, italianas e internacionais. Estômago é o seu primeiro longa-metragem. Recentemente acabou de rodar seu segundo longa-metragem Corpos Celestes, que encontra-se em fase de montagem.
- Este é o segundo longa que Jorge dirige em menos de um ano (no início de 2006, filmou seu primeiro, e ainda inédito longa, Corpos Celestes).
- Em uma iniciativa inédita, a produção do filme marca finalmente a utilização de um acordo de co-produção Brasil-Itália que existe desde 1974, mas que nunca havia sido utilizado. A produtora executiva Cláudia da Natividade, que levou um ano para elaborar e formalizar o contrato entre a brasileira Zencrane Filmes e a italiana Indiana Filmes.
- O projeto de Baixo Orçamento (foi vencedor do edital de B.Os. do Ministério da Cultura) para um filme de porte médio.
- História é inspirada no conto Presos pelo Estômago, do livro Pólvora, Gorgonzola e Alecrim, de Lusa Silvestre.
- A trilha ficou a cargo da CAM, uma das maiores produtoras musicais da Itália.
- Como grande parte da história se passa dentro de uma cela de cadeia, foi contratado Luis Mendes Jr. como consultor de vida e comportamento no presídio, que entrou na prisão aos 19 anos, semi-analfabeto, e saiu 30 anos depois, como escritor e cronista afirmado.
- As filmagens de ESTÔMAGO aconteceram durante 5 semanas, nas cidades de Curitiba e São Paulo. Toda a finalização do filme aconteceu na Itália, em Milão e Roma.
- Os técnicos do filme são brasileiros e italianos. O diretor de fotografia é Toca Seabra, que tem no currículo importantes e premiados filmes brasileiros (O Invasor, 2002 – Do Outro Lado da Rua, 2004 – Cidade Baixa, 2005).
- A música do filme é de Giovanni Venosta, compositor de trilhas sonoras premiadas de filmes italianos (Pane e Tulipani, 1999 - Brucio nel Vento, 2001 - Agata e la Tempesta, 2003).
- O roteiro também participou do prestigioso seminário de co-produção internacional "Produire au Sud", financiado com contribuição do governo francês.

Texto copiado do site: http://cineclubesilenzio.blogspot.com


A oficina é no dia 31 de Julho das 9h às 12h e das 14h às 17h
Exercício Prático de roteiro, estética e direção (Aplicações práticas do conteúdo das oficinas anteriores)
Data: 31/07
Horário: Das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.
Local: Sesc Cascavel.


*Oficina Gratuita.
*Vagas limitadas – reservar vaga pelo fone 45 3225-3828 ou e-mail lysianebaldo@sescpr.com.br
Lysiane Baldo
Técnica de Atividades - Cultura