domingo, 25 de agosto de 2013

Foto Grafia "Mundo Unido"

UMA FOTO GRAFIA DE UM MUNDO UNIDO IMAGETICAMENTE

Nem que seja pelos pés, seremos uno. Pretensiosa? Quase nada! Mas se fotografar é criar mentiras, resolvi criar a minha maior de todas, de que somos um mundo unido até por nossos pés, independente dos caminhos que percorremos.

Essa fotografia já foi publicada. A partir de um par de pés em fotografia monocromática, criei uma sequencia de oito pés, horizontalmente espelhados (a primeira fotografia abaixo), unidos pelo calcanhar, depois colorizados (a segunda fotografia). São pares de pés colorizados com marrom escuro, marrom claro e branco, três das nossas cores melaninas (qual a sua cor melanina?), e nas duas extremidades, um pé à esquerda e outro à direita finalizando os pólos da diversidade representada nas cores. Na extermidade esquerda o pé foi colorizado com as cores do arco-íris, em listras diagonais, uma alusão à bandeira do movimento LGBT (leia mais sobre este movimento), e na outra extremidade, à direita, o pé foi colorizado em vermelho e preto, alusão à pintura corporal dos indígenas brasileiros (leia mais sobre pintura indígena). Qual seria sua interpretação imagética e imaginária diante desta pretensão?

Fotografia monocromática. Sobre um fundo preto, ocupando toda a imagem, da esquerda à direita, em tonalidades de cinza e branco, são vistos os oito pés humanos, repetidos em pares, um ao lado do outro, unidos por seus calcanhares e plantas ajuntadas, como se fossem mãos em oração. Quando na união das plantas, nas curvaturas, os pés se encaixam, um mais em cima e o outro mais abaixo.Junte as plantas dos seus pés, abaixe um pouco o pé esquerdo. É isto!
Fotografia de oito pés humanos colorizada. Pés em pares, alinhados por seus calcanhares e plantas ajuntadas. Da esquerda para a direita, pé esquerdo com listras diagonais coloridas, unido pela planta ao segundo pé direito marrom escuro, unido ao terceiro pé esquerdo marrom escuro, unido ao quarto pé direito marrom claro, unido ao quinto pé esquerdo marrom claro, unido ao sexto pé direito branco, unido ao sétimo pé esquerdo branco, unido ao oitavo pé direito em vermelho com listra preta ao redor do calcanhar.