quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Divulgando programação do SESC Cascavel - Novembro

EXPOSIÇÃO


Horários de Visitação: Seg à Sex - 08h30 às 22h e sábados das 08h30 às 22h.


Thais Pontes é natural de Santa Catarina e começou a trabalhar com arte sacra em madeira há oito anos, quando ainda morava em Cascavel, PR. Autodidata, de uns cinco anos para cá, já residindo em Toledo, começou a trabalhar com mosaicos em cerâmica, vidros, pedras, rolhas e todo tipo de material não perecível. Há aproximadamente dois anos teve contato pela primeira vez com a vitrofusão ou fusing como também é conhecida esta técnica, e foi ‘amor à primeira vista’ com esta Arte do Fogo. O fusing veio complementar o trabalho que já era feito em mosaico enriquecendo e personalizando o mesmo da mesma forma que produz lindos e exclusivos vidros que podem ser utilizados em vitrais, luminárias, janelas ou portas. No trabalho da artista sempre esteve presente uma preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade o que pode ser visto na escolha dos materiais que compõem as peças como garrafas, sobras de vidros, janelas antigas, madeira de demolição, etc. Thais Pontes já teve seu trabalho exposto em inúmeras exposições individuais e coletivas em diversas cidades paranaenses. Também desenvolve projetos artísticos junto à prefeituras, instituições públicas ou privadas, bem como arquitetos ou pessoas interessadas em seu trabalho.


Mais informações: 45 3225-3828.



SONORA BRASIL – SOTAQUES DO FOLE – ETAPA 4 – DINO ROCHA E GRUPO

Conhecido como o “Rei do Chamamé”, Dino Rocha desenvolveu sua carreira apresentando o repertório da tradição musical local sempre preocupado com a preservação de suas características mais autênticas. Acordeonista, compositor e cantor, começou a tocar sanfona aos 9 anos e aos 16 se apresentava profissionalmente com seu primeiro grupo, Los 5 Nativos, da cidade sul-mato-grossense de Ponta-Porã. Em sua carreira, apesar de ter tocado com músicos brasileiros consagrados na vertente popular, sempre privilegiou e permaneceu fiel às tradições da música regional, evitando em sua interpretação e em suas composições o uso de elementos musicais que pudessem modificar a essência e a pureza da tradição.Acompanhado dos violonistas Hugo Cesar e Tico Rocha, chamamezeiros com larga experiência como acompanhadores dos gêneros tradicionais da região, Dino Rocha apresenta no circuito do Sonora Brasil, com seu acordeão de 120 baixos, a tradição musical da região do Mato Grosso do Sul em repertório que abrange desde a chegada dos paraguaios na passagem dos séculos XIX e XX até os dias de hoje, incluindo composições suas.

Data: 16 de Novembro (quarta-feira)
Local: Sesc Cascavel.
Horário: 19h00
Participação Gratuita

Retirar convites no Sesc (Rua Carlos de Carvalho, 3367, Centro)

Sobre o projeto Sonora Brasil:

O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Pela primeira vez, em sua 14ª edição, o projeto apresenta dois temas – Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil – que serão desenvolvidos no biênio 2011/2012, com a participação de quatro grupos em cada tema. Em 2011, o primeiro tema circula pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2012, na 15ª edição, procede-se a inversão para que os grupos concluam o circuito nacional. Com essa nova metodologia, o projeto passa a ter um planejamento bienal, contando com a participação de oito grupos, em circuitos com duração de aproximadamente 70 dias em cada ano.

Sotaques do Fole apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, trazendo a gaita-ponto , com o músico Gilberto Monteiro (RS), a sanfona de oito baixos , com o músico Truvinca (PE), e o acordeão de 120 baixos , com Dino Rocha (MS). Fazendo um contraponto com a tradição oral, o projeto traz o duo de acordeões Ferragutti/Kramer, que apresenta composições modernas e contemporâneas relacionadas à música de concerto e a outras formas ligadas à vertente acadêmica.

Sagrados Mistérios: vozes do Brasil apresenta repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas, trazendo os cânticos das Caixeiras do Divino (MA), da Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (PA) e da Banda de Congo Panela de Barro (ES). Representando a música de concerto, o Quarteto Colonial (RJ) apresenta repertório composto pelos mestres de capela para o ofício religioso da igreja católica e a obra de compositores modernos e contemporâneos inspirada nesse universo.

Em cumprimento à sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não comercial, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país. Em 2011, são 420 concertos, em 110 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC visando à formação de plateia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras. O projeto Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Fonte:
LysianeBaldo@sescpr.com.br