terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fotografia “Zé do Bandoneón”

Fotografia P&B do artista paranaense, José Antônio Sholtz, ou “Zé do Bandoneón” , em fevereiro de 2011, Curitiba, PR.


Fotografia P&B. Plano médio. Sentado, homem branco, magro, idoso,camisa clara, mangas longas, usa óculos e boina, cabelo curto, liso e branco. Olha para frente, toca Bandoneón, apoiado sobre o colo encoberto com tecido preto.  Atrás do homem, calçada de pedras, parte da galeria do prédio, paredes largas, grandes arcos. Por trás do ombro direito do homem, rosto de uma mulher negra, braço direito elevado escorado no portão aberto, segura um cigarro. À esquerda, parede externa, luminária antiga apagada.






















Fotografei o artista Sr. José Antônio Sholtz, mais conhecido como “Zé do Bandoneón”, em fevereiro deste ano, durante sua apresentação, ao ar livre, na Feira de Artesanato de Curitiba, PR. Num domingo de manhã ensolarado e com brisa fresca, ouvia-se tango tocado num instrumento de fole menor que uma sanfona, ou gaita, era o Bandoneón. De onde vem essa música, quem estaria tocando? Vi um senhor elegante, me aproximei, seus olhos tinham um brilho de um jovem artista, só parou de tocar quando foi questionado sobre seu nome e seus CDs expostos para venda sobre uma maleta preta. Disse que seu nome era Antônio, mas o chamavam de “Zé do Bandoneón” e sorriu. Após comprarmos um dos CDs, continuou tocando com seu sorriso tímido, meiguice, elegância e talento. Inesquecível!

Pedi a permissão para fotografá-lo, posicionei a câmera em frente, abaixo de sua cabeça, na altura do Bandoneón. Quando a câmera é posicionada abaixo do rosto da pessoa a ser fotografada, o ângulo torna-a maior, o mesmo quando se olha alguém de baixo para cima. Esta foi a minha forma de homenagear no registro fotográfico, a grandeza de “Zé do Bandoneón”, o artista maior.
Para saber mais sobre o instrumento musical Bandoneón, clique aqui.



Para ouvir o artista “Zé do Bandoneón” e seu Bandoneón, assista um dos vídeos disponíveis no You Tube, mostrando uma de suas apresentações em Curitiba, PR. Ou acesse no link acessível, clique aqui.