terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fotografia “Zé do Bandoneón”

Fotografia P&B do artista paranaense, José Antônio Sholtz, ou “Zé do Bandoneón” , em fevereiro de 2011, Curitiba, PR.


Fotografia P&B. Plano médio. Sentado, homem branco, magro, idoso,camisa clara, mangas longas, usa óculos e boina, cabelo curto, liso e branco. Olha para frente, toca Bandoneón, apoiado sobre o colo encoberto com tecido preto.  Atrás do homem, calçada de pedras, parte da galeria do prédio, paredes largas, grandes arcos. Por trás do ombro direito do homem, rosto de uma mulher negra, braço direito elevado escorado no portão aberto, segura um cigarro. À esquerda, parede externa, luminária antiga apagada.






















Fotografei o artista Sr. José Antônio Sholtz, mais conhecido como “Zé do Bandoneón”, em fevereiro deste ano, durante sua apresentação, ao ar livre, na Feira de Artesanato de Curitiba, PR. Num domingo de manhã ensolarado e com brisa fresca, ouvia-se tango tocado num instrumento de fole menor que uma sanfona, ou gaita, era o Bandoneón. De onde vem essa música, quem estaria tocando? Vi um senhor elegante, me aproximei, seus olhos tinham um brilho de um jovem artista, só parou de tocar quando foi questionado sobre seu nome e seus CDs expostos para venda sobre uma maleta preta. Disse que seu nome era Antônio, mas o chamavam de “Zé do Bandoneón” e sorriu. Após comprarmos um dos CDs, continuou tocando com seu sorriso tímido, meiguice, elegância e talento. Inesquecível!

Pedi a permissão para fotografá-lo, posicionei a câmera em frente, abaixo de sua cabeça, na altura do Bandoneón. Quando a câmera é posicionada abaixo do rosto da pessoa a ser fotografada, o ângulo torna-a maior, o mesmo quando se olha alguém de baixo para cima. Esta foi a minha forma de homenagear no registro fotográfico, a grandeza de “Zé do Bandoneón”, o artista maior.
Para saber mais sobre o instrumento musical Bandoneón, clique aqui.



Para ouvir o artista “Zé do Bandoneón” e seu Bandoneón, assista um dos vídeos disponíveis no You Tube, mostrando uma de suas apresentações em Curitiba, PR. Ou acesse no link acessível, clique aqui.

8 comentários:

Mª Carmen disse...

Artistas de la calles, gran valor es su vida bohemia.Besitos.

Cristina Sá literaturainfantilejuvenil disse...

ROSA,
OLÁ!
BELÍSSIMA IMAGEM!!!!!
PARABÉNS!
ADORO FOTOGRAFIA EM P&B.
ESTA IMAGEM ENCHEU MEUS
OLHOS.
AH! GOSTEI MUITO TAMBÉM
DO VÍDEO. ELE DESPERTA
EM NÓS A VONTADE DE
PERCORRER LUGARES, PARA
DESCOBRIR E REGISTRAR
MOMENTOS DE PURA POESIA.
BJS
CRISTINA SÁ
http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.com

Cristina Sá literaturainfantilejuvenil disse...

ROSA,
Eu de novo.
Deixei um recadinho para você
no meu blog, respondendo ao seu comentário.

Adoro suas fotos. Você deveria
nos apresentar mais o seu acervo.
Ah! gostei muito da foto da feira
em sépia. O tema da imagem "pedia"
aquele tratamento. Fotos em sépia
me emocionam. Nota 10 para o texto também. TUDO PERFEITO.

Queria ter deixado este comentário antes. Passei, vi, gostei, fiquei
de voltar e não voltei. Sempre é
tempo. Estou fazendo isto agora.
beijos
Cristina Sá

Rosa da Rosa disse...

Ô Cristina Sá, Quanto carinho nas suas palavras. Não tenho bem um acervo, mas aos poucos vou publicando. O tempo que dedicamos na internet parece nunca ser suficiente, mas não me esqueço do seu blog, recomendarei sempre no Twitter. Você e a Eli são muito especiais! Bjs, Rosa.

Rosa da Rosa disse...

Querida Carmem, este artista parece que não está mais entre nós, quando li os comentários no You Tube, neste mesmo vídeo, fiquei triste.Fazia um tempinho que desejava publicar esta fotografia. Besitos, besitos!

Bergilde disse...

Olá!
Sou apaixonada pela fotografia e sempre que posso venho aqui espiar seus registros.Parabéns por este que nos apresenta um pouco mais de sua arte e de quebra expõe a biografia desse grande artista popular.
Abraços,

Rosa da Rosa disse...

Bergilde, agradeço sua visita e volte sempre! Abraço, Rosa.

Eliziane disse...

Adoro esses artistas de rua, aqui em Curitiba temos muitos, são verdadeiras estrelas! Adorei sua foto e suas palavras! Bjs,

Eliziane
www.genuinoblogdaeli.blogspot.com