quinta-feira, 10 de março de 2011

EXTRA! EXTRA! EXTRA!

Aqui o carnaval não acabou!

A imagem da folha impressa do Jornal EXTRA do Rio de Janeiro, de segunda-feira dia 7 deste, recebi de Deborah Prattes, junto com seu relato da inesquecível experiência neste carnaval de 2011 com os foliões no Bloco Gargalhada, "criado por surdos".

O texto preto com fundo branco que circunda as fotografias coloridas na folha do jornal, está acima, abaixo e à esquerda, a leitura completa do texto está na bela abordagem de Luciana Jordão, leia em Blog Duas Moda e Arte. Descrevo apenas as fotografias para que você atravessando a ponte num click, também visite o outro blog. Logo abaixo as fotografias para que possamos curtir juntos a emoção e alegria em “O carnaval da inclusão” - matéria escrita por Letícia Sicsu, com fotos de Thiago Lontra.


















Na legenda abaixo das fotografias está escrito em letras pretas e pequenas: “O BLOCO GARGALHADA levou sua mensagem de inclusão pelas ruas de Vila Isabel. Deborah aproveitou a festa com seu cão-guia”.

Descrição das fotografias:

Da esquerda para a direita a fotografia de uma rua com várias pessoas e a Gargalhete Kitana, madrinha do bloco Gargalhada, no centro em primeiro plano. A pele é branca e seu corpo está levemente voltado à direita, mão esquerda na cintura, com peruca curta de cachos verdes, uma faixa cor-de-rosa ao redor, abrigando um pequeno chapéu de abas arredondadas sobre a testa, enfeitado com fina faixa de paetês verdes e plumas amarelas. Rosto arredondado maquiado, olhos grandes destacados pela pintura de linhas pretas delineadas e sombra cor-de-rosa, grandes cílios pretos e sobrancelhas grandes, finas e marcadas, delineadas na cor preta completam o olhar expressivo. Lábios cor-de-rosa entreabertos esboçam um sorriso, nariz afilado e maçãs do rosto salientes, queixo pequeno e arredondado. Usa um grande par de brincos pendurados, são círculos alaranjados e amarelos com uma estrela no centro, usa uma gargantilha fina e delicada no pescoço com pingente de coração prateado. Mão esquerda apoiada na cintura e no dedo anelar um anel com brilho prateado, em cada braço seis pulseiras coloridas, verdes, amarelas e laranjas. O braço direito abaixado segura na mão um leque verde fechado. Dedos longos e unhas pintadas em cor-de-rosa. Nos ombros arredondados duas alças finas cor-de-rosa do vestido/fantasia e em torno dos ombros uma faixa fina de tecido verde brilhoso, com pequenos enfeites de tecido amarelo e laranja, delimitam a parte superior do corpo do vestido em tecido cor-de-rosa claro e brilhoso, ajustado aos seios e cintura, com pequenos corações em rosa mais escuro e equidistantes. É vista parte da saia de tecido leve verde e esvoaçante.

Ao fundo, à direita da Gargalhete, uma mão estica e segura uma faixa branca com o símbolo do bloco à esquerda, é um desenho de linha preta de uma cara redonda amarela, traços dos olhos e sobrancelhas inclinados para os lados expressam uma gargalhada, formada pela bocarra aberta de interior preto, língua grande vermelha e uma pequena abertura central separando os dentes superiores, grandes e brancos. Poucos cabelos curtos e pretos esticados no centro, acima na circunferência da cabeça. Duas gotas amarelas nas duas laterais completam o símbolo. Na faixa se lê em letras azuis grandes e arredondadas "Blo", e adiante "lhada", não se decifra completamente a mensagem escrita, nem a frase em letras pretas abaixo das azuis, Gargalhete está na frente. Ao fundo desfocadas várias pessoas enfeitadas usam a camiseta do bloco, algumas árvores e parte de um automóvel estão desfocados. Deborah aparece em perfil entre as pessoas, ao lado esquerdo da imagem.

Ao lado a segunda fotografia detalha Deborah Prattes segurando com a mão esquerda a guia de Jimmy, os dois estão dentro da uma área delimitada por uma fina faixa amarela com outras pessoas. Deborah é branca, cabelos cacheados ruivos amarrados para trás. Está de frente com a cabeça levemente voltada para a direita e sorri. Usando óculos escuros, camiseta do bloco, bermuda jeans escuro, calçado fechado baixo, e uma bolsa pequena a tiracolo. Uma fina e longa tira de plumas verdes pendurada, passa por trás do pescoço. No lado direito e atrás de Deborah e da faixa amarela, uma pessoa morena clara de cabelos curtos e pretos em uma cadeira de rodas, com a cabeça levemente voltada para a direita e boca entreaberta, usa óculos de lentes claras, camiseta do bloco e bermuda rosa, seu braço direito apoiado no braço da cadeira está flexionado com a mão fechada. Outras pessoas estão em pé, enfeitadas com plumas, colares de flores, e camisetas do bloco.

Saiba mais sobre o Bloco Gargalhada neste carnaval, sobre Kitana que é surda e tudo que eles fazem por lá, visite o site.
Imagem enviada por Deborah Prattes (deborahprates@yahoo.com.br), compartilhando sua alegria de viver com todos nós.