sexta-feira, 23 de setembro de 2011

“Mulheres” em vídeo – Uma experiência audiovisual entre amigos

“Mulheres” em vídeo – Uma experiência audiovisual entre amigos

Inicio agradecendo ao Leondeniz Candido de Freitas (Diniz) pelo encorajamento e grande parceria. Diniz é um profissional em locução e narração, criador do Site Mundo Cegal e do Blog do Diniz, e dividiu comigo a audiodescrição do vídeo "Mulheres", desde o desenvolvimento do roteiro, é dele a autoria e direção dos áudios das narrações, e a pesquisa de dois sons para o vídeo, “a sineta” e “o teclado”, doando também sua voz e talento.

À Vanilda Rosa que também doou sua voz nas narrações da audiodescrição, a voz feminina de "mulher para mulher", alternando-se numa troca harmônica, com a voz masculina de Leondeniz.

Ao meu professor de Libras, Júlio Marcos de Souza, pelas dicas nas legendas. O desejo de experimentar a Libras faz parte de um futuro breve. Mas nesse momento esperamos que a legenda atinja o objetivo de tornar o vídeo acessível para a pessoa Surda. Conheça o blog Surdo Vermelho.


Ao acessível Paulo Romeu Filho, por suas palavras carinhosas nos dando a honra da divulgação do vídeo no Blog da Audiodescrição, cuja leitura diária me tornou uma “apaixonada” pela audiodescrição. Paulo Romeu é um dos organizadores do primeiro livro sobre audiodescrição no Brasil, junto com a professora, pesquisadora e audiodescritora, Lívia Maria Villela de Mello Motta. Leia e conheça o livro Audiodescrição – Transformando Imagens em Palavras e os currículos dos organizadores.

Ao professor Vergara Nunes pesquisador da audiodescrição, pela divulgação da nossa experiência também nos dando a honra de incluí-lo na sua coletânea de vídeos com audiodescrição. Conheça o banco de vídeos com AD no Blog Audiodescrição em Vídeo.


E todos que comentaram sobre o vídeo, no You Tube, Twitter, e-mail, recriando a nossa experiência através de seus “olhares”. Colhemos seus comentários com carinho.

Acreditando na arte como um veículo de transformação, um meio onde se pode transgredir, experimentando linguagens, experimentamos a audiodescrição e as legendas.

Não fizemos nada extraordinário, os recursos visuais foram muito simples, criados com o programa Windows Movie Maker, mas para mim foi um grande aprendizado! A prática é mais que uma confirmação da teoria.

Tentamos abordar a violência doméstica na fotografia de autor (ou fotografia criativa), que “fala silenciosamente” sobre a violência contra a mulher.

Os outros dois sons foram gravados e criados por mim de forma rudimentar, o estouro do vidro não há segredos, mas as notas musicais no início do vídeo é uma música inacabada, numa analogia às vidas interrompidas pela violência. A música foi extraída de taças de vidro com volumes diferentes de água. Experimental mais que isso impossível.

Divulgamos no final do vídeo o Site de Políticas para Mulheres do governo federal brasileiro, onde também se encontra a Lei Maria da Penha, lei de combate à violência doméstica, concluindo no vídeo o que pode ser o início para muitas mulheres, é a nossa contribuição em forma de arte no exercício da cidadania.


Leia mais sobre nossa experiência no Blog do Diniz.

Conheça abaixo o vídeo na versão com AD e legendas, ou acesse neste link acessível.





Abaixo, a descrição textual da fotografia narrada no vídeo por Leondeniz:

Fotografia em preto e branco. Em primeiro plano uma cabeça de mulher por trás de flores. Ocupando a metade inferior da imagem, flores iluminadas, com pétalas compridas e pontas arredondadas. Estão brancas. Na metade superior da imagem, por trás das flores, vê-se o rosto desfocado de uma mulher, levemente inclinado para a esquerda da imagem. Os olhos e face direita estão encobertos pela sombra. A luz branca à direita da imagem, ilumina a face esquerda, o nariz e parte dos cabelos lisos. Atrás da mulher o fundo é fosco e pouco iluminado.


Abaixo, o texto das legendas:


[som um toque de sineta]
[som de oito notas musicais]
[audiodescrição voz de Leondeniz]

[som um toque de sineta]
[audiodescrição voz de Leondeniz]

[som um toque de sineta]
[audiodescrição voz de Leondeniz]

[som um toque de sineta]
[audiodescrição vozes de Vanilda e Leondeniz permutadas em sequência]

[som um toque de sineta]
[som vidro quebrando repetido duas vezes]
[audiodescrição voz de Leondeniz]

[som um toque de sineta]
[som de teclado de computador]
[audiodescrição vozes de Vanilda e Leondeniz permutadas em sequência]

[som de teclado de computador]