quarta-feira, 20 de julho de 2011

Reunindo os amigos em torno do bolo, você está convidado!

Hoje nos reunimos em torno do bolo que fiz, experimentei a arte culinária, desde a compra dos ingredientes, preparo e apresentação. Registrei em fotografias algumas etapas, como prometi à fonte da receita deste bolo, o generoso Josa Junior “Artesão e Artista Plástico que vive no mato” (@JosaJr). 
Não publiquei a receita para que você visite o blog do Junior, lá ele publica outras receitas, em fotografias e textos generosos que vão gerando gentilezas. Conheça a receita, leia e veja em Banco & Balcão.
A maça com a canela, amêndoas (não usei as nozes da receita original), as uvas passas e as raspas de limão (estas substituídas pela essência de baunilha da receita original), formam juntas uma composição aromática de perfume inesquecível, percebida já durante o preparo.
Não triturei as amêndoas, deixei algumas inteiras e outras apenas quebradas ao meio para se destacarem na mastigação, assim como acontece com as uvas passas macias e azedinhas.
Tive um problema no momento de desenformar, algumas passas e um pouco da massa grudaram no fundo da fôrma, acontece nas melhores cozinhas. Recordo de uma dica materna, se passar as uvas-passas em um pouco de farinha de trigo, antes de misturá-las à massa, evita que sedimentem no fundo da forma durante o cozimento. Esqueci!  Mas nada que comprometa esse momento, nem as fotografias despretensiosas.
Não fiz a cobertura sugerida na receita original, para não errar novamente, polvilhei por cima do bolo ainda quente, um pouco de açúcar e canela. Cortei duas fatias finas de maça e decorei as bordas do prato. Deixei que caisse um pouco de canela sobre a borda.
Vamos ver as fotografias?

Na metade inferior da imagem, vê-se uma superfície de madeira marrom de tábuas estreitas horizontais. Sobre a superfície, centralizada na imagem, é vista a lateral de uma tigela de vidro transparente, redonda e com água. Vê-se uma tampa branca redonda submersa, mais abaixo três maças vermelhas e dois limões verdes, as frutas estão deformadas pelo efeito produzido pela água e o vidro transparente. Ao fundo vê-se parte de uma parede com azulejos beges.


Imagem vista de cima. Na metade inferior da imagem, sobre uma superfície de madeira marrom de tábuas estreitas diagonais, vê-se parte de uma fôrma redonda de alumínio untada e parte de uma tigela redonda de vidro transparente, derramando dentro da forma uma massa marrom clara e pastosa, com pedaços misturados de maça, amêndoas e uvas-passas.

Imagem vista de cima de uma superfície de madeira marrom, de tábuas estreitas horizontais.  Sobre a superfície, vê-se uma maçã vermelha à esquerda, ao lado uma forma redonda de alumínio com furo centralizado, preenchida com massa pastosa amarelada de bolo, com pedaços de frutas e amêndoas.  Sobre a superfície de madeira, aproximadas da maça e da forma, seis amêndoas na cor da madeira e seis uvas-passas pretas dispostas desordenadamente.

Na parte inferior da imagem, vê-se parte de uma toalha de mesa de crochet filet branco, por baixo de um prato branco redondo. No centro da imagem, em cima do prato branco, um bolo marrom de furo redondo centralizado. Ao fundo são vistos desfocados, o restante da toalha de mesa, um bule, três xícaras e pires de porcelana branca decorada com flores, quatro taças de vidro transparente, pequena tigela de barro marrom com três maças vermelhas, e parte de uma cortina de tecido bege.

Centralizado na imagem, de frente, em cima de uma superfície forrada com toalha branca de crochet filet , um bolo marrom com furo no centro, sobre um prato redondo branco. À esquerda em cima do bolo, pequena bandeirola triangular de papel branco, escrito com letras pretas “RECEITA DO @JosaJr” e “GENTILEZA GERA GENTILEZA”. Na borda do prato, duas fatias finas de maça sobrepostas e pó fino marrom. Pó branco e marrom em cima do bolo. Ao fundo,sobre a toalha, quatro maças vermelhas brilhosas.


Sobre uma superfície branca, resquícios da massa do bolo, uvas-passas açucaradas e a metade de um bolo partida ocupando a parte superior da imagem. À esquerda, na parte seccionada, são vistos  pequenos pedaços de maça, uvas-passas e amêndoas incorporadas na massa.


Agradeço sua presença!