segunda-feira, 28 de março de 2011

Filme com audiodescrição "contaminando" os videntes.

O filme “Irmãos de Fé” e nossa "visão" com audiodescrição (AD).
Impressões sobre a nossa primeira experiência assistindo um filme de longa metragem com AD, compartilho com você leitor, alguns pontos levantados na conversa após o término do filme.
No início do filme sentimos a necessidade de ver a cena, os locais, formas, cores, e personagens.  A necessidade foi passando à medida que ouvíamos a AD, e a audição substituía a visão.
Não houve dificuldade na compreensão da história e na distinção do que era diálogo, sons do filme e a AD. Assim como nos tempos diferentes em que se passa a história, a AD se encarrega de localizar. Em nenhum momento os diálogos foram sobrepostos pela AD.
Percebemos que se uma pessoa encontra dificuldades em concentrar-se durante o filme, a AD informa qual o personagem está na cena, por exemplo, quem entra quem sai, se este foi o movimento dos personagens na cena.  Quando assistimos um filme sem muita concentração esquecemos, por exemplo, o nome de personagens, a AD não permite que isso ocorra.
Não tivemos a curiosidade de ver as imagens, ficamos satisfeitos como videntes, pois  através do nosso “banco de dados de imagens”  extraímos “nossas” cenas. 
A imagem é um “recurso” que pode também “maquiar” um filme que não tenha um bom roteiro, este “bom” sendo o julgamento particular do espectador, neste caso a imagem perde a função de “maquiadora”e o roteiro terá que convencer  sozinho que é “bom”.
Estas foram nossas impressões!
Particularmente, na postagem anterior, disse que tive mais interesse pela AD do que pelo próprio roteiro do filme, por ter sido este o motivo principal que me levou à locação deste DVD, então deixo aqui registrado para você, que também não deixe de ouvir o Making Off audiodescritivo do filme “Irmãos de Fé” no menu “Extras”.
Os menus são audiodescritos  e a audiodescrição do filme é a voz do  Deusdedit Anselmo Denófrio.
O Making Off audiodescritivo, são imagens das pessoas durante a produção da  audiodescrição do filme “Irmãos de Fé”  e a fala de Brent Hieatt, diretor de DVD. Diz que a AD já é utilizada em filmes há algum tempo, fala da importância da AD na narrativa do filme para pessoas com deficiência visual e do projeto ter tido apoio também da Fundação Dorina Nowill na criação da pista de audiodescritivo. Importante para que seja ouvido por completo, seja por cineastas, atores, produtores, gestores culturais e por você, se ainda desconhece a importância da AD para o cinema.
Lê-se após a fala de Brent Hieatt os créditos da produção do Making Of audiodescritivo  e da audiodescrição:
Direção: Brent Hieatt
Montagem: Junior Rosa
Imagens: Jeferson Garcia
Ass. Câmera: Marcel Neves

Agradecimentos:
FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS
Alfredo Weiszflog (Presidente)
Edno  Facco ( Gerente do Livro Falado)
Regina Fátima C. Oliveira (Professora e Revisora de Braile)
Deusdedit Anselmo Denófrio (Voluntário)
VIDEOLOGIA COMUNICAÇÃO
PRODUÇÃO:  Diler & Associados e Columbia Tristar Film Distributors International, INC.


A inclusão é “uma conquista da sociedade” (Brent Hieatt)!
Deusdedit Anselmo Denófrio, é o  dono da voz que ouvimos na audiodescrição.
Essas informações estão disponíveis no DVD do filme “Irmãos de Fé” no menu “Extra”.

Nossas impressões foram as nossas, mas você caro leitor, também terá a sua, se ainda não passou pela experiência de assistir um filme com AD, experimente! Não resista e se entregue sem preconceitos, se for vidente, feche os olhos, pois a AD se encarrega de abri-los.

Não há aqui uma discussão aprofundada sobre cinema ou AD, porque não tenho propriedade para fazê-la.
Mais informações dentre várias postagens,como a de o6 de dezembro de 2009, "Irmão de Fé: o primeiro DVD brasileiro com audiodescrição", estão no Blog da Audiodescrição, leia.
Visite também o site da FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS.