segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Em Preto e Branco

Sou do tempo em que a maioria das pessoas possuiam televisão em preto e branco, pra melhorar o “sinal” encaixava-se aquela esponja de aço bem conhecida nas extremidades da antena, ou então uns tapas na lateral da TV e momentaneamente estava resolvido o problema, era assim, até não dar mais certo e levá-la para o concerto, sim, pois comprar um novo aparelho era bem mais difícil.


Quem tinha televisão colorida era privilegiado, a casa ficava repleta de vizinhos curiosos, e em dias de transmissão do futebol até torcedores do time adversário estavam presentes, pequenas rixas eram resolvidas rapidamente, afinal TV colorida era para poucos e os vizinhos generosos mereciam respeito. A nossa TV apresentava vários problemas, a imagem desaparecia e nos restava apenas o som, logo em seguida, nem o som.

Nós os videntes ou cegos somos telespectadores em busca da informação completa, imagem e som, quanto ao conteúdo cada qual seleciona de acordo com seus critérios.


Hoje temos tantas fontes de informação, mas mesmo assim as informações visuais e sonoras ainda não estão acessíveis para todas as pessoas. Pimenta nos olhos e ouvidos dos outros é refresco e uma das formas de compreender a dificuldade do outro é quando dela se experimenta.


Sobre a “sessentona e desregulada” leia no Blog da Audiodescrição.

Não me pergunte porque falo em audiodescrição neste blog, ou porque me interesso sobre assuntos que envolvem acessibilidade visual, por exemplo, eu não tenho mais uma única resposta, a cada dia descubro mais um motivo, mais uma pessoa, seja direta ou indiretamente. Continuarei este ano falando e divulgando a audiodescrição por aqui.
Conheça também um blog com belas fotografias e descrição de imagens, o blog Foto Audiodescrita de  Ju Panissa.

Nenhum comentário: