quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Blog da Audiodescrição: Carta Aberta aos Ministros das Comunicações e de Direitos Humanos

Publicada hoje dia 02 de fevereiro de 2011 a "Carta Aberta aos Ministros das Comunicações e Direitos Humanos", escrita por Paulo Romeu, criador do Blog da Audiodescrição:


Carta Aberta

Exmo Sr Ministro das Comunicações,
Exma Sra Ministra de Direitos Humanos,
Exmo Sr Presidente do Conselho Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiência,
Exmo Sr. Presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil,
Exmo Sr Presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down,


Como cidadão com deficiência visual e pai de um adolescente com síndrome de Down, tomo a liberdade de lhes escrever para solicitar sua atenção para o que segue:


1. O closed caption (legendas para pessoas surdas) foi regulamentado em 2006 (Portaria 310) e vem sendo implementado paulatinamente pelas emissoras de televisão desde 2008.


2. A audiodescrição (narração de cenas para pessoas cegas e com deficiência intelectual) foi regulamentada em 2006 (mesma portaria), suspensa em 2008, discutida até 2010 e novamente regulamentada pela Portaria 188 devendo ser implementada pelas emissoras de televisão a partir de julho/2011.


3. Interpretação em LIBRAS (recurso para pessoas com deficiência auditiva que se comunicam usando a lingua de sinais) tem vaga regulamentação prevista na Portaria 310.


4. Não temos notícia de qualquer movimentação das emissoras de televisão no sentido de cumprir o prazo estipulado para início da audiodescrição em sua programação. Preocupa-nos que, assim como aconteceu em 2008, o lobby das entidades que representam as emissoras de televisão volte a pressionar no sentido de obter novos adiamentos de sua ínfima obrigação de veicular pelo menos duas horas por semana de programação audiodescrita.


5. Também nos preocupa o fato de que os recursos de acessibilidade necessários para que pessoas com deficiência possam usufruir das aplicações interativas disponíveis por meio do Sistema Brasileiro de Televisão Digital não estão regulamentados e sequer começaram a ser discutidos. Aí, além das pessoas cegas, surdas e com deficiência intelectual, também se incluem as pessoas com deficiência física.


6. Também nos preocupa a possibilidade da fiscalização das emissoras de televisão aberta passar para a Anatel sem que as questões de acessibilidade para pessoas com deficiência na programação de televisão esteja consolidada.


Pelo exposto, Srs ministros, solicito de Vossas Excelências a criação de canais de comunicação, foruns com a participação de seus ministérios, da Anatel, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (MPF), da representação de pessoas com deficiência, da representação das emissoras de televisão aberta, da representação dos fabricantes de equipamentos para o SBTVD, a fim de que todos os interessados possam participar em igualdade de condições e propor sugestões para o aperfeiçoamento da acessibilidade para pessoas com deficiência na televisão brasileira


Respeitosamente,


Paulo Romeu (criador do Blog da Audiodescrição)
Leia mais detalhes

2 comentários:

Gell disse...

Rosa minha querida tudo bem ? Olha , eu li isso que vc escreveu sobre Audiodescrição, amiga é muita coisa nesse nosso país que só quem tem direitos são pessoas que nada fazem ou para nada servem , senão pro fogo! rsss esses políticos corruptos que nós ou alguns colocam no poder né amiga ?mas é uma pena que não saibam honrar isso não é ? bjus amnha é meu dia , vem na minha pagina deixar um oi tá ?? bjokas

Rosa da Rosa ou Rosa Santos disse...

Olá Gell! Tudo bem! Agradeço seu comentário. Quem escreveu a carta foi o Paulo Romeu, criador do Blog da Audiodescrição. Visite http://blogdaaudiodescricao.blogspot.com e saiba mais. Em apoio ao Paulo e ao conteúdo da carta que você leu, publiquei aqui. A divulgação tem "efeito multiplicador". Não me esqueci de você, passarei lá! Grande abraço!