quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vídeo de 2008 sobre a "Audiodescrição da peça Figurinha Carimbada -- Teatro Alfa"

Assista também pelo link acessível.

Assisti a este vídeo no “espaço virtual” criado pela audiodescritora Lívia Motta, o Ver com Palavras, um canal rico de informação sobre audiodescrição, veja também cursos ministrados por ela e como entrar em contato. Foi divulgado no Blog da Audiodescrição, leia mais.

No vídeo,Márcio Araújo o autor, diretor e ator da peça, explica sua preparação, a pesquisa para criação de um espetáculo em que os espectadores cegos e deficientes visuais são respeitados como público de teatro. Uma criação além do espetáculo teatral.


No vídeo vários adolescentes dão seus depoimentos sobre a peça, um deles o Eli Martins de 15 anos, conta tudo que viu e apreendeu, a frase “Muito Louco!” é dele, quando experimenta uma peruca laranja volumosa e assanhada.

Lívia Motta identificada no vídeo como consultora em audiodescrição, fala sobre a audiodescrição, sobre a diferença da narração na audiodescrição de acordo com o gênero da peça, comédia, drama e o por quê da audiodescrição ao vivo para o teatro.


Durante a exibição do vídeo são vistas as imagens da peça, do público reagindo ao espetáculo, da cabine com duas audiodescritoras,  além da janela no canto inferior esquerdo do vídeo com o intérprete de LIBRAS.

Vamos assistir?

Vídeo da peça Figurinha Carimbada – Teatro Alfa. Com audiodescrição. Matéria TV Sentidos. Maio 2008



2 comentários:

CRISTINA SÁ disse...

Rosa,
Andei passeando pelo seu blog.
Gostei muito.
Amei e me emocionei com o último post. Eu nunca tinha ouvido falar em Audiodescrição. Fiquei sem palavras diante das expressões dos
jovens deficientes visuais. Foi
tudo muito lindo!
OBRIGADA POR COMPARTILHAR!
um grande abraço,
Cristina Sá
http://cristinasaliteraturainfantile juvenil.blogspot.com

Rosa da Rosa ou Rosa Santos disse...

Seja bem vinda Cristina, me sinto honrada em tê-la aqui! Eu sou uma apaixonada pela audiodescrição, me abasteço em outras fontes, minha maior referência é o http://blogdaaudiodescricao criado pelo Paulo Romeu,que lançou livro recentemente, conheça mais e saiba como tornar sua obra acessível para todas as crianças e jovens. O Paulo também está no twitter @audiodescrição, venha conosco para a magia da audiodescrição!Abraço, Rosa Santos.