quinta-feira, 10 de março de 2011

EXTRA! EXTRA! EXTRA!

Aqui o carnaval não acabou!

A imagem da folha impressa do Jornal EXTRA do Rio de Janeiro, de segunda-feira dia 7 deste, recebi de Deborah Prattes, junto com seu relato da inesquecível experiência neste carnaval de 2011 com os foliões no Bloco Gargalhada, "criado por surdos".

O texto preto com fundo branco que circunda as fotografias coloridas na folha do jornal, está acima, abaixo e à esquerda, a leitura completa do texto está na bela abordagem de Luciana Jordão, leia em Blog Duas Moda e Arte. Descrevo apenas as fotografias para que você atravessando a ponte num click, também visite o outro blog. Logo abaixo as fotografias para que possamos curtir juntos a emoção e alegria em “O carnaval da inclusão” - matéria escrita por Letícia Sicsu, com fotos de Thiago Lontra.


















Na legenda abaixo das fotografias está escrito em letras pretas e pequenas: “O BLOCO GARGALHADA levou sua mensagem de inclusão pelas ruas de Vila Isabel. Deborah aproveitou a festa com seu cão-guia”.

Descrição das fotografias:

Da esquerda para a direita a fotografia de uma rua com várias pessoas e a Gargalhete Kitana, madrinha do bloco Gargalhada, no centro em primeiro plano. A pele é branca e seu corpo está levemente voltado à direita, mão esquerda na cintura, com peruca curta de cachos verdes, uma faixa cor-de-rosa ao redor, abrigando um pequeno chapéu de abas arredondadas sobre a testa, enfeitado com fina faixa de paetês verdes e plumas amarelas. Rosto arredondado maquiado, olhos grandes destacados pela pintura de linhas pretas delineadas e sombra cor-de-rosa, grandes cílios pretos e sobrancelhas grandes, finas e marcadas, delineadas na cor preta completam o olhar expressivo. Lábios cor-de-rosa entreabertos esboçam um sorriso, nariz afilado e maçãs do rosto salientes, queixo pequeno e arredondado. Usa um grande par de brincos pendurados, são círculos alaranjados e amarelos com uma estrela no centro, usa uma gargantilha fina e delicada no pescoço com pingente de coração prateado. Mão esquerda apoiada na cintura e no dedo anelar um anel com brilho prateado, em cada braço seis pulseiras coloridas, verdes, amarelas e laranjas. O braço direito abaixado segura na mão um leque verde fechado. Dedos longos e unhas pintadas em cor-de-rosa. Nos ombros arredondados duas alças finas cor-de-rosa do vestido/fantasia e em torno dos ombros uma faixa fina de tecido verde brilhoso, com pequenos enfeites de tecido amarelo e laranja, delimitam a parte superior do corpo do vestido em tecido cor-de-rosa claro e brilhoso, ajustado aos seios e cintura, com pequenos corações em rosa mais escuro e equidistantes. É vista parte da saia de tecido leve verde e esvoaçante.

Ao fundo, à direita da Gargalhete, uma mão estica e segura uma faixa branca com o símbolo do bloco à esquerda, é um desenho de linha preta de uma cara redonda amarela, traços dos olhos e sobrancelhas inclinados para os lados expressam uma gargalhada, formada pela bocarra aberta de interior preto, língua grande vermelha e uma pequena abertura central separando os dentes superiores, grandes e brancos. Poucos cabelos curtos e pretos esticados no centro, acima na circunferência da cabeça. Duas gotas amarelas nas duas laterais completam o símbolo. Na faixa se lê em letras azuis grandes e arredondadas "Blo", e adiante "lhada", não se decifra completamente a mensagem escrita, nem a frase em letras pretas abaixo das azuis, Gargalhete está na frente. Ao fundo desfocadas várias pessoas enfeitadas usam a camiseta do bloco, algumas árvores e parte de um automóvel estão desfocados. Deborah aparece em perfil entre as pessoas, ao lado esquerdo da imagem.

Ao lado a segunda fotografia detalha Deborah Prattes segurando com a mão esquerda a guia de Jimmy, os dois estão dentro da uma área delimitada por uma fina faixa amarela com outras pessoas. Deborah é branca, cabelos cacheados ruivos amarrados para trás. Está de frente com a cabeça levemente voltada para a direita e sorri. Usando óculos escuros, camiseta do bloco, bermuda jeans escuro, calçado fechado baixo, e uma bolsa pequena a tiracolo. Uma fina e longa tira de plumas verdes pendurada, passa por trás do pescoço. No lado direito e atrás de Deborah e da faixa amarela, uma pessoa morena clara de cabelos curtos e pretos em uma cadeira de rodas, com a cabeça levemente voltada para a direita e boca entreaberta, usa óculos de lentes claras, camiseta do bloco e bermuda rosa, seu braço direito apoiado no braço da cadeira está flexionado com a mão fechada. Outras pessoas estão em pé, enfeitadas com plumas, colares de flores, e camisetas do bloco.

Saiba mais sobre o Bloco Gargalhada neste carnaval, sobre Kitana que é surda e tudo que eles fazem por lá, visite o site.
Imagem enviada por Deborah Prattes (deborahprates@yahoo.com.br), compartilhando sua alegria de viver com todos nós.

3 comentários:

jeffcelophane disse...

Cara Rosa da Rosa
Que coisa maravilhosa encontrar um site que se preocupa em "descrever" as imagens de uma matéria jornalistica para os deficientes visuais. Fico imensamente grato pela iniciativa. Não eu não tenho nenhuma deficiencia, apenas me aproximei e me apaixonei pela causa, pelas pessoas e pela vida, quando fui chamado pra fazer a expografia do Memorial da Pessoa com Deficiência na Scretaria Estadual.
Veja algumas fotos da inauguração e voce já está convidada pra nos fazer uma visita:
http://www.flickr.com/photos/jeffcelophane/sets/72157622814819395/

Rosa da Rosa ou Rosa Santos disse...

Olá! Maravilha foi ter lido seu comentário, agradeço suas palavras!Ainda estou aprendendo... Acabei de visitar e vi as imagens da expografia, espetacular seu trabalho, também fui no Blog. A primeira vez que vi o painel do Memorial me encantei, foi na postagem sobre o lançamento do livro "Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras" no blog da Profa. Lívia http://www.vercompalavras.com.br/blog/?p=181
Valeu! Volte sempre!

Rosa da Rosa ou Rosa Santos disse...

Quem sabe um dia vou mesmo!
Obrigada pelo convite!