quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Participar! (Texto)

O SESC Cascavel é um dos exemplos de promoção da arte de Cascavel e em Cascavel, o “Palco Giratório” um dos projetos nacionais da instituição, é um dos eventos em que o público comparece em massa, esse é apenas um exemplo de que as pessoas aqui gostam de ir ao teatro, mas existem outras programações no SESC, tão importantes quanto, e que por aqui eu também ajudo na divulgação, onde o público pode prestigiar e participar de forma gratuita.

Muito se fala que há necessidade de se ter um público apreciador (consumidor) de arte, e o SESC por aqui também exerce esse papel, formando pessoas através das oficinas de música, teatro e cinema, por exemplo. Temos os artistas locais desenvolvendo seus trabalhos e precisam ser prestigiados e estimulados pelo público.

Temos também deficiência, infelizmente, no setor de educação que aos poucos mostra suas mudanças através da formação de professores para o ensino da arte aqui na cidade, novamente, este “fenômeno” não só ocorre em Cascavel, afinal ser professor já não é fácil pelos motivos que todos nós conhecemos, e nessa área que atuei e que me deu muito prazer, é bem mais difícil, o número reduzido de aulas inseridas no currículo escolar também é desestimulante.

A arte-educação traz consigo muitos preconceitos, alguns gerados na própria sala de aula, como sendo a “aula lúdica” ou o “momento de descanso das outras disciplinas”, isso se deve também a atuação de professores de outras áreas, escalados para preencher as lacunas geradas pela falta de professores de arte-educação. Mas está mudando.

Cascavel é uma cidade jovem e como seus jovens, precisa de mais investimentos e de um olhar responsável, não só dos poderes públicos e privados, mas do público que por meio de sua presença, participação e incentivo, também promove a produção de arte e se une nesse processo com os artistas, formando uma nova consciência, se informando e melhorando.


Veja e ouça este vídeo da professora Ana Mae Barbosa, pioneira no Brasil em arte-educação, em: http://www.youtube.com/watch?v=8NkVRui4k58

Veja e ouça esta entrevista disponível no portal do SESC SP, com o professor, curador e crítico de arte Agnaldo Farias, em: http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/subindex.cfm?Paramend=1&IDCategoria=6687

Veja também as exposições de arte na cidade, participe dos eventos locais, prestigie e faça parte dessa construção, viver melhor e com prazer, porque é isso que a arte faz, “ninguém vive sem arte”!

Contatos com o SESC Cascavel: (45) 3225-3828
E-mail: lysianebaldo@sescpr.com.br

Lysiane Baldo, Técnica de Atividades - Cultura

Nenhum comentário: