domingo, 15 de maio de 2011

Fotografia de autor "Composição"


Descrição da imagem:

Imagem retangular, largura maior que a altura. Centralizada na parte inferior da imagem a silueta preta do busto de um homem, levemente voltado para a direita. Os cabelos são curtos. No contorno da face do homem o queixo está um pouco proeminente. Ao fundo o azul do céu, cor predominante, é visto nas laterais do homem ocupando as partes inferiores da imagem, acima da cabeça e preenchendo parte da área superior da imagem. No canto superior esquerdo vê-se um triângulo escaleno preto, possui um ângulo reto que coincide com o canto da imagem. Próximo a este retângulo vê-se no lado direito um trapezóide preto, com um ângulo reto que coincide com o canto superior direito da imagem.

Triângulo escaleno apresenta três lados e ângulos diferentes. E o trapezóide é um quadrilátero com seus quatro lados não paralelos.

É uma fotografia feita contra a luz, neste caso era a luz do Sol, sem uso do flash, por isso só vemos as siluetas. Não se vê volume, apenas um recorte preto com a forma externa do motivo fotografado.A composição não foi intencional, coincidentemente obedece à regra dos três terços. Era uma aula de fotografia, baixei a câmera na altura da barriga e posicionei a lente em direção aos motivos, previa o resultado por causa da luz forte em frente à câmera e por trás dos motivos fotografados, sem o domínio da imagem não precisei dos olhos, apenas da câmera. Feita em agosto de 2008.

Fotografar é surpreendente! A câmera nos causa surpresas visuais, não precisa ver para fotografar, o "olhar" se treina através da sensibilidade. Experimente encantar-se com os resultados das suas fotografias.

5 comentários:

CRISTINA SÁ disse...

Rosa da Rosa,
Realmente, o olhar de quem
fotografa fica diferente dos
outros olhares comuns, que
olham,mas não veem.
Fiquei impressionada com a
descrição.
Gostei muito desta postagem.
bjs
Cristina Sá do blog:
http://cristinasaliteraturainfantil
ejuvenil.blogspot.com

Rosa da Rosa ou Rosa Santos disse...

Olá Cristina Sá,obrigada por seu comentário! Visite também a exposição virtual de fotografias feitas por pessoas cegas e com baixa visão, com recurso da audiodescrição, e se encante também com a sensibilidade do "olhar", ultrapassando os limites da visão, em: http://www.midiace.com.br/index.php?conteudo=exposicao

TododiaMaria disse...

Oi Rosa,

Seguindo seu blog. Gosto muito dele por seu caráter artítico. Parabéns! Adorei sua expressão fotográfica.

Rosa da Rosa ou Rosa Santos disse...

Olá querida! Recebi com carinho seu comentário. Creio deixamos na fotografia um pouco de nós, mas é o "olhar" do outro o que mais me comove. Agradeço suas palavras e seu olhar. Grande abraço!

Artes e escritas disse...

Fotografar é surpreendente!Também me surpreendo com as fotos que consigo tirar. Yayá